O executivo da Câmara Municipal de Rio Maior deliberou apoiar, por unanimidade, o projecto “Magellan 500” que prevê a construção do novo aeroporto em Santarém.
“A constatação da necessidade de construção de um novo aeroporto em Portugal tem, ao longo dos últimos anos, invadido a agenda política e social do país. A impossibilidade de expansão do aeroporto Humberto Delgado, bem como a sua localização no interior da cidade de Lisboa, têm, ao longo do tempo, motivado as mais diversas discussões acerca deste tema. Nas últimas décadas, têm sido alvitradas várias e hipotéticas localizações para a construção de um novo aeroporto, sobretudo na margem sul do rio Tejo, como são exemplos os casos de Alcochete e do Montijo”, refere um comunicado da autarquia.
“Recentemente, foi apresentada à população portuguesa um novo projecto, numa localização diferenciada, que distando cerca de 80 km de Lisboa apresenta soluções perfeitamente exequíveis para uma utilização confortável e eficiente pela população de todo o país, afirmando continuar a garantir a excelência do serviço prestado à capital”, refere ainda.
“Assim, o projecto “Magellan 500” propõe como nova localização para este aeroporto, o distrito de Santarém, num projecto disruptivo com as propostas até esta altura consideradas”, refere.
Considerando que, “a localização proposta se localiza no distrito de Santarém, área geográfica com alguns dos piores indicadores económicos do país; Um projecto desta dimensão poderá e deverá alavancar a economia regional; É expectável, conforme anunciado pelo promotor do projecto, que sejam criados cerca de 70.000 postos de trabalhos directos e indirectos, motivados por este investimento; Um projeto desta natureza constitui para a região de Santarém um indispensável catalisador de coesão social; O projecto apresentado garante financiamento totalmente privado, num montante entre os 1000 e os 1200M€, não obrigando por isso a qualquer investimento público, salvaguardando o esforço dos contribuintes”.
Por outro lado, “a proximidade da localização proposta ao Concelho de Rio Maior terá, seguramente, uma influência decisiva na alavancagem e dinamização social e económica do concelho, sendo que o projecto apresentado garantirá a todos os Riomaiorenses um maior conforto no acesso a um serviço aeroportuário de qualidade”.
Em Reunião de Câmara, de 14 de Abril, esta tomada de posição e apoio a este projecto mereceu o acordo unânime de toda a Câmara Municipal.