A FPJT – Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais em Parceria com a AEJEST – Associação Europeia dos Jogos e Desportos Tradicionais e as Camaras Municipais de Rio Maior e Santarém vão organizar, nos próximos dias 13 e 14 de Outubro, a 22ª Assembleia Geral da Associação Europeia dos Desportos e Jogos Tradicionais, nas cidades de Rio Maior e Santarém.
O evento, apresentado no dia inaugural da FRIMOR, em Rio Maior, inicia-se no dia 13 de Outubro, sexta-feira, naquela cidade, no cineteatro, às 09h30 com um seminário internacional sob o lema “Jogos Tradicionais Europeus – De todos e Para Todos”. Contará com a participação de Pere Lavega, presidente da AEJEST / Cultura, Património, Educação e Valores, Guy Jaouen, presidente da ITSGA – Associação Internacional de Desportos e Jogos Tradicionais /Actividade Física, Desporto, Saúde e Bem Estar, Inclusão, Intergeracionalidade, Igualdade e Desporto Adaptado.
No sábado, dia 14 de Outubro, no Convento de S. Francisco, em Santarém, a partir das 09h30, decorrerá a 22ª sessão da Assembleia Geral da AEJEST onde serão apresentados, analisados e discutidos os trabalhos e as actividades dos grupos que coordenam os projectos, num total de nove, a saber: Presidência, Relações Internacionais, Secretaria Geral, Tesouraria, Recursos Linguísticos, Projectos Europeus, Redes de Membros, Mídias Sociais e Projecção Social e Documentação.
No período da tarde (14h30) de cada um dos dias, em Rio Maior (Complexo Desportivo) e em Santarém (Jardim da República), decorrerão demonstrações de jogos tradicionais, abertas ao público, por parte dos representantes dos países presentes.
A FPJT – Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais, Associação sem fins lucrativos, tem sede na rua da Palma em Lisboa e vai celebrar o seu 10.º aniversário a 22 de Março de 2024.
Tem como finalidade a preservação, a salvaguarda e certificação do jogo tradicional nas suas múltiplas dimensões de património material, imaterial, cultural, patrimonial, desportiva e de actividade física, antropológica, tradições e folclore e identidade das comunidades portuguesas.
À FPJT compete desenvolver, promover e certificar a prática do jogo tradicional como actividade física, desportiva, educativa, de saúde e do bem-estar, da igualdade, da cultura e do património, da inclusão e intergeracionalidade, da soberania do povo português, dos valores humanos e dum planeta sustentável.
À FPJT compete ainda promover e assegurar o quadro competitivo nacional, a investigação e publicações, a formação acreditada e credenciada dos animadores, monitores e formadores dos jogos tradicionais, em parceria com o ensino universitário e politécnico outras entidades. Actualmente o presidente da direcção nacional da FPJT é João Alexandre. Integram os órgãos sociais, destacados ribatejanos, dos quais destacamos Ludgero Mendes, na qualidade de presidente da assembleia geral e Augusto Figueiredo, vice-presidente da Direcção.
A AEJEST – Association Euroéenne de Jeux et Sports Traditionnels – AEJEST foi fundada na cidade francesa de Lesneven em 2001. Conta actualmente com 90 membros que representam o continente europeu.
A AEJEST é membro fundador da Associação Internacional de Desportos e Jogos Tradicionais-I-TSGA, cujo presidente é Guy Jaouen.
Em 2017, a Assembleia de Maiorca elegeu Pere Lavega como presidente a AEJEST, que foi reeleito após a Assembleia 2021 na Croácia.
Nesta altura das inscrições (falta quase um mês para o seu término), estão confirmadas já a presença de catorze países, a saber: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Polónia, Croácia, Hungria, Roménia Macedónia do Norte, Grécia, Chipre, Bósnia e Sérvia.