A criação de uma Equipa Multidisciplinar de Intervenção e um Laboratório do Conhecimento são as principais medidas para combater o insucesso e reduzir o abandono escolar no concelho de Rio Maior, num projecto desenvolvido e concebido directamente pela autarquia.

A Equipa Multidisciplinar de Intervenção Concelhia (EMIC) já se encontra em funcionamento na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira e é formada por seis técnicos especializados (quatro psicólogos, um terapeuta da fala e um educador social), cuja principal acção a desenvolver, em colaboração com a comunidade educativa e as diferentes estruturas escolares, será no âmbito da prevenção do insucesso escolar, efectuando o diagnóstico e identificação de problemas, sejam eles de aprendizagem, comportamentais, sociais ou de inclusão, propondo e implementando respostas aos mesmos.

Já o Laboratório do Conhecimento, que funcionará no Centro de Artes e Ofícios António Feliciano Júnior, tem como objectivo promover a ligação da comunidade educativa ao território, através da dinamização de projectos e actividades que possibilitem o trabalho articulado em torno do conhecimento científico, tecnológico, cidadania, empreendedorismo, criatividade, arte e expressões, numa lógica transversal, promotora de literacias digitais e competências. Este equipamento será dinamizado por uma Bióloga e uma Animadora Sociocultural, que serão responsáveis pelas diversas actividades a desenvolver, tais como o Orçamento Participativo Escolar, a dinamização de actividade experimentais, oficinas, workshops e a realização de seminários e exposições temáticas.

PUBLICIDADE

Este investimento é fruto do previsto no Plano Estratégico Educativo Municipal e de uma candidatura direta aos fundos disponíveis para os Planos e Projectos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar, aprovada em Outubro de 2017, com um total de investimento de 478 324,80 euros financiado a 85 por cento, e cuja acção decorrerá até ao final de 2020.

PUBLICIDADE
Leia também...

Corações com Coroa oferece bolsas de estudo a jovens raparigas de Santarém

A Corações com Coroa (CCC), Associação sem fins lucrativos e ONGD que…

VÍDEO | Escola D. João II, em Santarém, recebe Sala do Futuro

Foi inaugurada esta quinta-feira, 26 de Setembro, na Escola D. João II,…

Alunos e professores estreiam novas instalações da Escola do Sardoal

Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Drª Maria Judite…

Escola Sá da Bandeira assinala ‘175 anos de futuro’

No próximo dia 11 de Outubro, a Escola Secundária Sá da Bandeira…