O Rotary Clube de Santarém atribuiu na noite de ontem, o Prémio Profissional do Ano a Filipe Castro, arqueólogo náutico com carreira desenvolvida na Texas A&M University (EUA) e o Prémio Carreira a Luís Amaral, presidente da APPACDM Santarém, com mais de 25 anos dedicados à gestão daquela Associação, da qual é presidente desde 2006.
Filipe Castro colabora com a Universidade Nova de Lisboa e com a Universidade de Coimbra, é cidadão português e norte-americano, tem 63 anos, casado, com três filhos, nascido em Lisboa, e residente em Santarém.
No decorrer da sessão, o homenageado deu a conhecer o projecto de descoberta de uma nau da Índia, um navio de 1606, com uma longa história.
Luís Amaral, aposentado, de 69 anos, casado, com duas filhas, é natural de Aldeia de Além, Alcanede e residente em Santarém.
A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém foi criada em 1972. Possui actualmente cerca de 600 utentes (internos e externos) e 134 trabalhadores. Possui 2 centros de atividades (ambos no Vale de Santarém) e quatro polos residenciais (Vale de Santarém, Cartaxo e dois em Santarém).
Em 2025 deverá ter um novo centro de actividades a funcionar no Vale de Santarém. É neste momento a 8.ª mais antiga APPACDM do País (existem 30) e a quinta maior.
No jantar, técnicos da instituição projectaram um apanhado das actividades e parcerias que a APPACDM desenvolveu nos últimos dois anos.
Usaram também da palavra Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém que sublinhou a justeza das distinções e o carácter dos homenageados e o presidente do Rotary, José Alberto Pereira, que atribuiu aos distinguidos diplomas que perpetuam o momento.
A entrega destes prémios decorreu num jantar realizado ontem no restaurante ‘O Quinzena’ do Santarém Hotel, para o qual foram convidadas diversas entidades, civis e militares, familiares dos homenageados e companheiros rotários do Rotary Clube de Santarém e de outros Clubes, nacionais e internacionais.
Procedeu-se ainda à emblemagem de novos companheiros e companheiras do Rotaract Club de Santarém.
(Ler notícia desenvolvida na edição em papel da próxima semana).