O Rotary Clube de Santarém recebe esta terça-feira, 26 de Janeiro, às 20h30, a visita do Governador do Distrito Rotário 1960, Roberto Carvalho, em formato online. A visita conta com dois momentos musicais, pelo Conservatório de Música de Santarém e pela Orquestra Típica Scalabitana, e tem como ponto alto a emblemagem de novos companheiros do Rotary Clube de Santarém.
Actualmente a direcção do Clube é presidida pelo advogado Luís Valente, sendo tesoureiro Marcelo Morgado e secretário José Alberto Pereira. Contando com 15 membros, a que nesta terça-feira se juntarão mais quatro, o Rotary Clube de Santarém mantém no seu círculo outras duas organizações: a Casa da Amizade/Núcleo Rotário de Intervenção Social, com seis membros, e o Rotaract Clube de Santarém, uma organização de juventude, com dez membros. Desde o passado mês de dezembro, o Clube integra o Conselho Local de Acção Social de Santarém, o que reflecte a relevância do trabalho rotário no concelho de Santarém.
Na actividade desta terça-feira, passam a integrar oficialmente o Rotary Clube de Santarém:
António Freitas: biólogo, consultor, líder e gestor de negócios, mentor, vasta experiência na indústria farmacêutica em áreas como gestão de clientes, inovação e marketing, especialista em medtech, biotech e heathcare;
Maria João Cardoso: engenheira do ambiente, professora do ensino superior, doutoranda em Políticas Públicas (ISCTE), técnica superior da Câmara Municipal de Santarém, responsável pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade;
Paulo Carlos: informático, director da área de quality management na NOESIS, vice presidente da Associação Académica de Santarém, com o pelouro da comunicação e marketing digital, fotógrafo e formador nesta área;
Vítor Lima: gestor, professor do ensino superior, especialista em marketing digital, inovação e corporate organization, mentor de projectos empreendedores, ex-presidente dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos.
O Rotary Clube de Santarém (RCS) é uma prestigiada instituição da capital de distrito, com 57 anos de vida e foi fundado em 20 de Setembro de 1963.
Apesar da crise que o país e o mundo têm sofrido no último ano, o RCS mantém-se vivo e activo, reunindo regularmente, promovendo encontros online, executando projectos e apoiando acções concretas na comunidade, como apoios a IPSS, atribuição de bolsas de estudo e outras iniciativas.
Durante o presente ano rotário, que se iniciou em Julho, o Rotary Clube de Santarém já promoveu quatro conferências. Duas foram sobre a Covid-19, com o Dr. João Teixeira Leite, da Viver Santarém, e com o Major-General Paulo Maia Pereira, do Estado-maior do Exército. Outra foi sobre o “Equilíbrio Financeiro em Instituições de Saúde e Sociais”, com o Dr. Vítor Lima, ex-presidente dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos. A quarta conferência abordou “A Igreja nos tempos modernos”, com o Sr. D. Manuel Pelino Domingues, bispo emérito de Santarém.
Desde Julho, participaram nas reuniões do Clube a Associação Académica de Santarém, o Círculo Cultural Scalabitano, O Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém “Os Caixeiros” e a Sociedade Recreativa Operária de Santarém. Todas estas reuniões foram difundidas através da página de facebook do Guia Comércio de Santarém, com visualizações acumuladas que ultrapassaram as 15000.
O mês de Fevereiro, mês rotário da consolidação da paz e prevenção de conflitos, vai também ser um mês forte nas actividades do Rotary Clube de Santarém. No início do mês será altura da homenagem ao Profissional do Ano, na qual é distinguido alguém da comunidade cujo desempenho se tenha destacado durante o ano anterior. Atendendo à crise pandémica, foi decidido homenagear os técnicos e auxiliares que nos lares do concelho de Santarém que arriscam a sua vida apoiando diariamente os idosos. Simultaneamente, será atribuído um Prémio Carreira a Isabel Maria Marçalo Queijeiro, a conhecida Belinha, pelos importantes serviços prestados à comunidade em mais de 32 anos na Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
No dia 23 de Fevereiro ocorrerá uma nova conferência, desta vez sobre o tema “Os grandes desafios da geopolítica mundial: impactos na área da segurança e defesa”. O orador será o Dr. Figueiredo Lopes, ex-Ministro da Defesa e da Administração Interna, ex-deputado e eurodeputado, antigo alto quadro da União Europeia, agraciado com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique e actualmente presidente da Associação Eurodefense Portugal. Estas reuniões serão igualmente transmitidas ao público, via online.
Em termos de novos projectos, o Rotary Clube de Santarém está focado na área social e no apoio a entidades ou a populações mais carenciadas, como é o caso da parceria com o Centro Social da Freguesia da Moçarria, com vista a captar fundos para aquisição de uma carrinha para o serviço domiciliário a
idosos, após o acidente que destruiu a anterior. Foram já abertas uma conta bancária para donativos e uma campanha de crowdfunding, disponível na internet em https://ppl.pt/causas/solidariedadesobrerodas.
Foto de arquivo