O Rotary Clube de Santarém recebe esta terça-feira, 26 de Janeiro, às 20h30, a visita do Governador do Distrito Rotário 1960, Roberto Carvalho, em formato online. A visita conta com dois momentos musicais, pelo Conservatório de Música de Santarém e pela Orquestra Típica Scalabitana, e tem como ponto alto a emblemagem de novos companheiros do Rotary Clube de Santarém.

Actualmente a direcção do Clube é presidida pelo advogado Luís Valente, sendo tesoureiro Marcelo Morgado e secretário José Alberto Pereira. Contando com 15 membros, a que nesta terça-feira se juntarão mais quatro, o Rotary Clube de Santarém mantém no seu círculo outras duas organizações: a Casa da Amizade/Núcleo Rotário de Intervenção Social, com seis membros, e o Rotaract Clube de Santarém, uma organização de juventude, com dez membros. Desde o passado mês de dezembro, o Clube integra o Conselho Local de Acção Social de Santarém, o que reflecte a relevância do trabalho rotário no concelho de Santarém.

Na actividade desta terça-feira, passam a integrar oficialmente o Rotary Clube de Santarém:

António Freitas: biólogo, consultor, líder e gestor de negócios, mentor, vasta experiência na indústria farmacêutica em áreas como gestão de clientes, inovação e marketing, especialista em medtech, biotech e heathcare;  

Maria João Cardoso: engenheira do ambiente, professora do ensino superior, doutoranda em Políticas Públicas (ISCTE), técnica superior da Câmara Municipal de Santarém, responsável pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade;

Paulo Carlos: informático, director da área de quality management na NOESIS, vice presidente da Associação Académica de Santarém, com o pelouro da comunicação e marketing digital, fotógrafo e formador nesta área;

Vítor Lima: gestor, professor do ensino superior, especialista em marketing digital, inovação e corporate organization, mentor de projectos empreendedores, ex-presidente dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos.

O Rotary Clube de Santarém (RCS) é uma prestigiada instituição da capital de distrito, com 57 anos de vida e foi fundado em 20 de Setembro de 1963.

Apesar da crise que o país e o mundo têm sofrido no último ano, o RCS mantém-se vivo e activo, reunindo regularmente, promovendo encontros online, executando projectos e apoiando acções concretas na comunidade, como apoios a IPSS, atribuição de bolsas de estudo e outras iniciativas.

Durante o presente ano rotário, que se iniciou em Julho, o Rotary Clube de Santarém já promoveu quatro conferências. Duas foram sobre a Covid-19, com o Dr. João Teixeira Leite, da Viver Santarém, e com o Major-General Paulo Maia Pereira, do Estado-maior do Exército. Outra foi sobre o “Equilíbrio Financeiro em Instituições de Saúde e Sociais”, com o Dr. Vítor Lima, ex-presidente dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos. A quarta conferência abordou “A Igreja nos tempos modernos”, com o Sr. D. Manuel Pelino Domingues, bispo emérito de Santarém.

Desde Julho, participaram nas reuniões do Clube a Associação Académica de Santarém, o Círculo Cultural Scalabitano, O Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém “Os Caixeiros” e a Sociedade Recreativa Operária de Santarém. Todas estas reuniões foram difundidas através da página de facebook do Guia Comércio de Santarém, com visualizações acumuladas que ultrapassaram as 15000.

O mês de Fevereiro, mês rotário da consolidação da paz e prevenção de conflitos, vai também ser um mês forte nas actividades do Rotary Clube de Santarém. No início do mês será altura da homenagem ao Profissional do Ano, na qual é distinguido alguém da comunidade cujo desempenho se tenha destacado durante o ano anterior. Atendendo à crise pandémica, foi decidido homenagear os técnicos e auxiliares que nos lares do concelho de Santarém que arriscam a sua vida apoiando diariamente os idosos. Simultaneamente, será atribuído um Prémio Carreira a Isabel Maria Marçalo Queijeiro, a conhecida Belinha, pelos importantes serviços prestados à comunidade em mais de 32 anos na Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

No dia 23 de Fevereiro ocorrerá uma nova conferência, desta vez sobre o tema “Os grandes desafios da geopolítica mundial: impactos na área da segurança e defesa”. O orador será o Dr. Figueiredo Lopes, ex-Ministro da Defesa e da Administração Interna, ex-deputado e eurodeputado, antigo alto quadro da União Europeia, agraciado com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique e actualmente presidente da Associação Eurodefense Portugal. Estas reuniões serão igualmente transmitidas ao público, via online.

Em termos de novos projectos, o Rotary Clube de Santarém está focado na área social e no apoio a entidades ou a populações mais carenciadas, como é o caso da parceria com o Centro Social da Freguesia da Moçarria, com vista a captar fundos para aquisição de uma carrinha para o serviço domiciliário a
idosos, após o acidente que destruiu a anterior. Foram já abertas uma conta bancária para donativos e uma campanha de crowdfunding, disponível na internet em https://ppl.pt/causas/solidariedadesobrerodas.

Foto de arquivo

Leia também...

Sónia Sanfona e Pedro Ribeiro eleitos para a Associação Nacional de Autarcas do PS

Sónia Sanfona, presidente da Câmara de Alpiarça, e Pedro Ribeiro, presidente da…

CTT admitem que greve dos carteiros de Santarém teve “algum impacto” na distribuição de correio

A greve parcial dos trabalhadores dos CTT de Santarém, que se iniciou…

Militar morre em despiste próximo do Regimento de Paraquedistas de Tancos

Um militar de 23 anos de idade morreu na sequência de um…

Escolas Básicas da Romeira e Pernes obtiveram investimento nas suas instalações

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), João Leite, Vice-Presidente…