Clube scalabitano encerra a época de estreia no escalão máximo do râguebi nacional com um triunfo no CNEMA e a conquista do 10.º lugar.

O Rugby Clube de Santarém (RCS) venceu este fim de semana a Académica de Coimbra por 47-21 no último jogo da época 2025/2026, realizado no CNEMA. Entre festejos, emoções e cânticos, o clube encerrou uma temporada histórica, marcada pela estreia no Campeonato Nacional Divisão de Honra, o escalão máximo da modalidade, onde garantiu a permanência.

“Conseguimos fazer uma grande época. Representámos dignamente o concelho de Santarém e acima de tudo conseguimos dignificar o nome do RCS”, afirmou Nuno Serra, presidente do Rugby Clube de Santarém, após o apito final.

O encontro ditou também a conquista do 10.º lugar na prova, um feito maior da formação scalabitana e que demonstra que o projeto do clube tem vindo “a crescer paulatinamente e com os pés assentes no chão”, evidenciou o presidente do RCS.

O dirigente desportivo recordou uma época pautada pela aprendizagem e pela capacidade de sofrer, que vai ficar na história do clube, dedicando o objetivo alcançado a “toda a família do Rugby Clube de Santarém”.

“O RCS sai daqui hoje muito mais forte, unido, coeso e preparado para os desafios da próxima época”, sublinhou.

Questionado sobre os objetivos para a próxima época, Nuno Serra defendeu que o clube vai continuar “com os mesmos valores de honestidade, respeito, humildade e lealdade” e a “agradecer todos os dias que entre em campo pelo apoio dos adeptos”.

“É continuar a corresponder àquilo que eles nos pedem, que é entregarmos todos os dias, tudo o que temos, para dignificar o emblema do clube e de Santarém. Esse é o nosso grande objetivo”, concluiu.

De forma a assinalar o cumprimento dos objetivos desportivos e agradecer o apoio da comunidade, a direção do clube organizou uma jornada de celebração, com a realização de um almoço oficial no recinto do CNEMA, destinado a parceiros, apoiantes e convidados institucionais.

O trajeto do clube mereceu o reconhecimento público em abril, com uma distinção atribuída pelo Correio do Ribatejo pela sua resiliência, humildade e mérito nos resultados desportivos.

Leia também...

Jogador do Footkart recebe cartão branco por ajudar a reverter decisão do árbitro

Gustavo Teixeira alertou árbitro para decisão que beneficiaria a sua equipa.

Fundador do GD Samora Correia morre aos 87 anos

Manuel Ferreira Gonçalves, um dos fundadores do Grupo Desportivo de Samora Correia, morreu esta quarta-feira, 5 de Fevereiro, aos 87 anos de idade. O…

VI Open Internacional de Cadetes e XIII Estágio Internacional de Judo em Tomar

No próximo dia 1 de Julho, a Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS) organiza, no Pavilhão Municipal de Tomar, entre as 8h00…

Um “regressado” Herlander dá vitória à União no 1º dia de Dezembro

Jogo no Campo Chã das Padeiras, em Santarém. União Desportiva de Santarém SAD, 2 – 1.º de Dezembro, 0 A União Desportiva de Santarém,…