A FITEQ – Fédération Internationale de Teqball, com sede na Hungria, realizou a sua Assembleia Geral no último Domingo, dia seguinte à final do Campeonato do Mundo de Teqball 2021, que se realizou na Polónia.
Entre os vários pontos de ordem e assuntos discutidos, estava a eleição de três novos membros para integrar o Conselho Executivo, do órgão que gere o Teqball a nível mundial.
Rui Marques Leitão, director da Federação Teqball Portugal e responsável pelo Teqball nos “Caixeiros” de Santarém, foi eleito pelos atletas e passa, assim, a integrar o Conselho Executivo desta Federação.
Recorde-se que o membro recém eleito, para além de competir, tem sido um dos principais dinamizadores e um verdadeiro embaixador da modalidade no nosso país, organizando várias competições, eventos e projectos sociais ligados ao Teqball.
“Estou ciente da importância e da grande responsabilidade, tudo irei fazer para estar à altura das exigências deste novo cargo”, afirmou Rui Marques Leitão.
O presidente da Federação Francesa de Teqball, El Hajri Jawad, e Filomepna Fortes, de Cabo Verde, membro do Comité Olímpico Internacional, compõem o Conselho Executivo da Federação Internacional.
O Teqball é o desporto que mais cresce em todo o mundo, conta já com mais de 125 Federações espalhadas pelos cinco continentes e ambiciona chegar rapidamente aos Jogos Olímpicos.
Em Portugal já são cerca de 300 os jogadores e 75 os clubes federados, 15 dos quais no distrito de Santarém.