A RUTIS – Rede de Universidades Seniores, inaugurou no passado dia 15 de Outubro, o 1º Centro Digital para seniores, em Almeirim. O projecto EUSOUDIGITAL visa dar as qualificações mínimas de literacia digital às pessoas que não as possuem.

A cerimónia contou com a presença do director do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, Renato Bento, da coordenadora do projecto EUSOUDIGITAL, Luísa Ribeiro Lopes, do director da Banca Digital da Caixa Geral de Depósitos, Victor Ferreira e do coordenador do Pilar 1 da Portugal Digital, Bernardo Sousa.

No primeiro dia do Centro Digital deu-se a capacitação das seis primeiras pessoas, através dos mentores voluntários da Escola Superior de Educação de Santarém e assinou-se o protocolo entre a RUTIS e o EUSOUDIGITAL para a criação de diversos centros digitais pelas universidades seniores portuguesas (US).

A RUTIS realizou ainda a XV Reunião Magna Anual das Universidades e Academias Seniores Portuguesas que juntou presencialmente 55 dirigentes das Universidades Seniores (US) e mais 72 online.

Neste evento foram apresentados os diversos programas Erasmus em que a RUTIS participa, os efeitos da pandemia nas US e apresentado o plano de actividades para 2021/22.

Neste plano, a RUTIS deu destaque ao reinício das actividades presenciais habituais e à continuação das actividades online, modelo este que não chegou a todos os alunos (em média 67% dos alunos não participou neste tipo de aprendizagem/convívio), mas aos que chegou (33%) teve um efeito muito positivo no combate ao isolamento durante a pandemia. Apenas 8% dos alunos inquiridos indicou que as aulas online não tiveram efeitos positivos no seu confinamento.

O evento contou com a presença da Sra. Secretária de Estado da Acção Social, Rita Mendes e foi entregue o prémio RUTIS 2021 à CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), entidade representativa em Portugal do voluntariado na pessoa do seu presidente Eduardo Graça.

Leia também...

18 detidos em flagrante delito pela GNR

O Comando Territorial de Santarém deteve entre 28 de Janeiro e 3…

Ourém investe 116 milhões de euros até 2030 para atrair pessoas e negócios

O município de Ourém prevê receber um investimento de 116 milhões de…
Foto de arquivo

Moita Flores considera “injusto” processo por obras em Santarém e ataca sucessor

O ex-presidente da Câmara de Santarém Moita Flores acusou o seu sucessor…

“O sector vitivinícola está saudável e em crescimento”

Inês Alves, natural de Santarém, tem 32 anos. Formou-se em Marketing e…