A RUTIS- Rede de universidades Seniores, com sede em Almeirim, participa neste momento em oito projectos europeus, com vários países da Europa. Um deles, o projecto ASEB (Active Seniors Education without barriers) está neste momento, na fase de iniciar a fase piloto com alunos de várias universidades seniores da zona.

Segundo a coordenadora e responsável do projecto na RUTIS, Dulce Mota, “o propósito do projecto é criar uma plataforma Moodle onde os alunos envolvidos no projecto terão aulas sobre herança cultural através da música”.

Na fase seguinte, os parceiros da República Checa e Eslováquia virão a Portugal fazer formação com os professores de música portugueses, numa perspectiva de partilha de aprendizagens que serão uma mais valia para todos os países envolvidos.

O projecto ASEB, dirigido à população acima dos 50 anos, culminará com a criação de Coros em todos os países parceiros que estarão aptos não só a cantar as músicas tradicionais dos outros países como também a perceber a herança cultural que as músicas acarretam.

Foto de arquivo

Leia também...

Cartaxo recebe o maior Aquário Móvel da Europa

Um enorme aquário vai mostrar às crianças e à população, a vida que cada rio encerra. Os pimpões coloridos e as carpas cintilantes, os…

Tomar entrega 96 tablets a alunos do concelho

O Município de Tomar entregou recentemente aos dois agrupamentos de escolas do concelho um total de 96 tablets com um conjunto de aplicações educativas…

Parlamento dos Jovens debateu as “Fake News” na Chamusca

A Chamusca recebeu ontem, dia 05 de Abril, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens 2021/2022 do ensino secundário. O debate subordinado ao tema…

Tomar, Castelo Branco e Guarda criam rede politécnica unida pela A23

Os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Tomar vão criar uma rede politécnica unida pela auto-estrada A23 e focada na protecção de pessoas…