A RUTIS- Rede de universidades Seniores, com sede em Almeirim, participa neste momento em oito projectos europeus, com vários países da Europa. Um deles, o projecto ASEB (Active Seniors Education without barriers) está neste momento, na fase de iniciar a fase piloto com alunos de várias universidades seniores da zona.

Segundo a coordenadora e responsável do projecto na RUTIS, Dulce Mota, “o propósito do projecto é criar uma plataforma Moodle onde os alunos envolvidos no projecto terão aulas sobre herança cultural através da música”.

Na fase seguinte, os parceiros da República Checa e Eslováquia virão a Portugal fazer formação com os professores de música portugueses, numa perspectiva de partilha de aprendizagens que serão uma mais valia para todos os países envolvidos.

O projecto ASEB, dirigido à população acima dos 50 anos, culminará com a criação de Coros em todos os países parceiros que estarão aptos não só a cantar as músicas tradicionais dos outros países como também a perceber a herança cultural que as músicas acarretam.

Foto de arquivo

Leia também...

Politécnico de Tomar integra consórcio para exame único de acesso a alunos do profissional

O Instituto Politécnico de Tomar e outros quatro institutos politécnicos da região Centro formaram um consórcio que vai permitir aos estudantes do ensino profissional e artístico…

Chamusca lança canal de Educação Online para pré-escolar e 1º ciclo

O Município da Chamusca criou um canal no Youtube exclusivamente dedicado a difundir conteúdos da área da Educação, em resposta às condicionantes que a…

XI ‘Encontro Arte d’Educar’ promove debate sobre panorama educativo

Realizada no Auditório Maria de Lurdes Asseiro, da Escola Superior de Saúde de Santarém, a XI edição do ‘Encontro d’Educar’ pretendeu “reforçar o compromisso…

EPVT promove formações modulares gratuitas

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) está a realizar, desde Setembro de 2018, formações modulares de 50 horas, em várias áreas. O…