A Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, está a acolher, até esta sexta-feira, dia 26 de Janeiro, o 26º “Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO”, numa iniciativa que junta 14 escolas, 72 alunos e 22 professores.

“A paz: um compromisso, uma conquista” é o tema do encontro de 2024, e está inserido no ODS16 – “Paz, Justiça e instituições eficazes”, que tem como objetivo basilar “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, baseadas no respeito universal pela justiça e pelos direitos humanos”.

Os representantes dos oito países participantes estão a refletir sobre as soluções para uma cultura de paz mundial, partilhando ideias e valores humanistas de modo a fomentar a cooperação internacional, a compreensão e a harmonia.

Do estrangeiro estão participantes da Naturwissenschaftliches Technikum Dr.Künkele – Landau (Alemanha), do Liceu nº 397 Eiffel do Dande – Luanda (Angola), do Colégio Guilherme Dumont Villares – S. Paulo (Brasil), do Colégio Los Abetos – Madrid, Instituto de Educación Secundaria Luis Seoane, Colégio Eduardo Pondal e Instituto de Educación Secundaria Pazo da Mercé – Pontevedra (Espanha), Escola Andorrana de Segona Ensenynaça d’Encamp (Principado de Andorra), Hudson High School – Hudson e Newton South High School (EUA), e International School of Turin (Itália).

No que se refere a escolas portuguesas, Santarém acolhe alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, na Figueira da Foz, e da Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, além da escola anfitriã, a Sá da Bandeira.

Do programa, que está a decorrer desde a passada terça-feira, destaque para as apresentações e os debates dos participantes das várias escolas, para a exposição cedida pela Fundação Dr. Mário Soares e Dra. Maria Barroso “Willi Brandt: uma vida de luta pela liberdade, pela paz e pela reconciliação entre as nações”, e para a visita de estudo ao Palácio da Pena, em Sintra, e à Fundação Oriente.

Na sessão inaugural, João Teixeira Leite, vice-presidente e vereador como Pelouro da Educação, na Câmara de Santarém, enalteceu a organização deste Encontro “com uma temática tão importante e sempre atual, para além de querer congratular esta escola pela organização desta iniciativa, como palco fundamental de experiências, de conhecimento e também de partilha, daquilo que pode ser a construção dum futuro melhor”.

Os serões culturais são animados pelo Conservatório de Música de Santarém, pelos “8 D´Aldeia” e pelos jovens artistas da Escola Secundária Sá da Bandeira.

Leia também...

Aprovados 200 mil euros de apoios ao Associativismo e Agentes Culturais

O Executivo Municipal Scalabitano aprovou esta semana, por unanimidade, em reunião de Câmara, a Lista de Avaliação de Projectos Permanentes, Pontuais e Festivais, seleccionados…

PSP realiza operação policial nas cidades do Entroncamento e Tomar

O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão Policial de Tomar,  realizou uma operação policial que envolveu várias valências…

Quatro homens julgados por assaltos a ourivesarias em Fátima

Quatro homens vão ser julgados pela alegada prática de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, num caso em que três deles foram detidos após…

Torres Novas recebeu mais uma edição da Taça Almondinha

Decorreu no dia 24 de Maio, no Estádio Municipal Dr. Alves Vieira, mais uma edição da Taça Almondinha – competição desportiva entre as escolas…