A Escola Secundária Sá da Bandeira, em Santarém, está a acolher, até esta sexta-feira, dia 26 de Janeiro, o 26º “Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da UNESCO”, numa iniciativa que junta 14 escolas, 72 alunos e 22 professores.

“A paz: um compromisso, uma conquista” é o tema do encontro de 2024, e está inserido no ODS16 – “Paz, Justiça e instituições eficazes”, que tem como objetivo basilar “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, baseadas no respeito universal pela justiça e pelos direitos humanos”.

Os representantes dos oito países participantes estão a refletir sobre as soluções para uma cultura de paz mundial, partilhando ideias e valores humanistas de modo a fomentar a cooperação internacional, a compreensão e a harmonia.

Do estrangeiro estão participantes da Naturwissenschaftliches Technikum Dr.Künkele – Landau (Alemanha), do Liceu nº 397 Eiffel do Dande – Luanda (Angola), do Colégio Guilherme Dumont Villares – S. Paulo (Brasil), do Colégio Los Abetos – Madrid, Instituto de Educación Secundaria Luis Seoane, Colégio Eduardo Pondal e Instituto de Educación Secundaria Pazo da Mercé – Pontevedra (Espanha), Escola Andorrana de Segona Ensenynaça d’Encamp (Principado de Andorra), Hudson High School – Hudson e Newton South High School (EUA), e International School of Turin (Itália).

No que se refere a escolas portuguesas, Santarém acolhe alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, na Figueira da Foz, e da Escola Secundária Maria Lamas, em Torres Novas, além da escola anfitriã, a Sá da Bandeira.

Do programa, que está a decorrer desde a passada terça-feira, destaque para as apresentações e os debates dos participantes das várias escolas, para a exposição cedida pela Fundação Dr. Mário Soares e Dra. Maria Barroso “Willi Brandt: uma vida de luta pela liberdade, pela paz e pela reconciliação entre as nações”, e para a visita de estudo ao Palácio da Pena, em Sintra, e à Fundação Oriente.

Na sessão inaugural, João Teixeira Leite, vice-presidente e vereador como Pelouro da Educação, na Câmara de Santarém, enalteceu a organização deste Encontro “com uma temática tão importante e sempre atual, para além de querer congratular esta escola pela organização desta iniciativa, como palco fundamental de experiências, de conhecimento e também de partilha, daquilo que pode ser a construção dum futuro melhor”.

Os serões culturais são animados pelo Conservatório de Música de Santarém, pelos “8 D´Aldeia” e pelos jovens artistas da Escola Secundária Sá da Bandeira.

Leia também...

“Presépios de Sal” de volta, até 8 de Janeiro, em Rio Maior

O evento natalício “Presépios de Sal” está de volta à típica aldeia das Marinhas do Sal.  De 26 de Novembro a 8 de Janeiro…

Inscrições abertas para percurso pedestre orientado na Rota do Almonda

O Município de Torres Novas vai promover, no próximo dia 23 de Setembro, um percurso pedestre orientado na PR1 – Rota do Almonda, com…

Presidente da Câmara de Alcanena liderou autarcas no II Encontro da Lusofonia

Por ocasião do II Encontro da Lusofonia, realizado a 18 e 19 de Janeiro, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, o presidente…

Um detido em flagrante por furto em estabelecimento comercial

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Vila Nova da Barquinha, no dia 24 de fevereiro, deteve em flagrante um homem…