O Pavilhão Multiusos de Rio Maior volta a encher-se de aromas, sabores e tradições com a 39.ª edição da Feira das Tasquinhas, que decorre de 28 de Março a 6 de Abril. Ao longo de dez dias, cerca de 100 mil visitantes são esperados naquele que é já um dos maiores eventos gastronómicos da região, transformando o certame num verdadeiro ponto de encontro entre gerações, saberes e sabores.

Com 20 tasquinhas típicas instaladas no piso térreo do pavilhão, decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia, o certame apresenta-se como uma mostra viva do movimento associativo do concelho. Geridas por perto de um milhar de voluntários, estas tasquinhas propõem um cardápio recheado de pratos tradicionais – do ensopado de borrego às favas com entrecosto, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, a chanfana, a feijoada de caracoletas e o inevitável bacalhau assado, servido em tiborna, com magusto, migas ou batata a murro.

A representar o concelho estarão associações e colectividades como a Associação de Melhoramentos de São Sebastião, ARCA – Arrouquelas, Freguesia de Fráguas, CRC Assentiz, Fábrica da Igreja de Alcobertas, Agrupamento 403 do CNE de Rio Maior, QT Sport Clube Rio Maior, Comissão de Melhoramentos de Malaqueijo, AFC – Alcobertas Futebol Clube, Associação Patinhas de Rio Maior, Associação de Festas e Melhoramentos de Azinheira, Casa do Povo da Vila da Marmeleira, CMP Asseiceira, ACCR Outeiro da Cortiçada, Associação de Festas de Arruda dos Pisões, Núcleo Sportinguista de Rio Maior, CCRC Correias, ARCD Pé da Serra e Vale da Laranja.

Às tasquinhas do concelho juntam-se, como já é tradição, a Filarmónica Marialva, da cidade irmã de Cantanhede, com o seu afamado Leitão à Bairrada, e duas propostas gastronómicas que exaltam os sabores mais genuínos do país: a Tasquinha do Sabugueiro – Enchido Serrano e a riomaiorense Mercearia 41, ambas com uma selecção cuidada de enchidos, queijos e outras iguarias.

Mas nem só de pratos salgados vive a Feira das Tasquinhas. A tenda exterior, renovada e aumentada, volta a acolher a doçaria e os licores tradicionais da região, bem como uma mostra alargada de artesanato e de actividades económicas, que este ano contará com cerca de 120 espaços expositivos. Como novidade, este espaço incluirá também um palco com música ao vivo, reforçando a vertente de animação do certame.

A música tradicional portuguesa volta a marcar presença com as já habituais “bandinhas”, que percorrem o recinto animando os visitantes. O reforço da programação musical ao vivo pretende tornar a experiência ainda mais envolvente e diversificada, apelando a públicos de todas as idades.

Para os mais novos, a Nave do Piso 1 volta a ser transformada no “Tasquinhas Fun Park”, um espaço de diversão com várias actividades e equipamentos lúdicos, pensado para entreter as crianças e proporcionar momentos em família.

A Feira das Tasquinhas, declarada Evento de Interesse para o Turismo Nacional pelo Turismo de Portugal, é mais do que uma mostra gastronómica: é um verdadeiro reencontro com o passado e com as raízes, um espaço de convívio e de celebração da identidade local, onde se cruzam memórias, afectos e sabores. Para muitos, é também a oportunidade anual de regressar à terra, reencontrar amigos e reviver tradições num ambiente acolhedor e festivo.

Leia também...

Hospital de Santarém com oito novos médicos especialistas

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) contratou oito novos médicos especialistas, que vêm reforçar o quadro médico do hospital a partir de hoje, dia…

Liga Portugal e IPDJ criam bolsa de voluntariado para competições profissionais

A Liga Portugal e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançaram uma nova bolsa de voluntários para envolver jovens nas competições de…

Bombeiros de Fátima assinalam 19 anos

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima comemorou este sábado, dia 25 de Junho, o seu 19.º aniversário, numa cerimónia protocolar que reuniu,…

Mais de 70 concelhos do interior Norte e entro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Cerca de 70 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto…