A Câmara Municipal de Alcanena promoveu, na manhã do dia 16 de Março, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a sessão “Vamos para Servir”, comemorativa do 100º Aniversário de Joaquim Pereira Henriques, ex-presidente da Câmara Municipal de Alcanena e o primeiro presidente eleito após o 25 de Abril de 1974.

A sessão contou com as intervenções do presidente da Câmara, Rui Anastácio, da Presidente da Assembleia Municipal, Tereza Sampainho, do Ex-Vereador da autarquia, Moisés de Jesus Morgado, assim como de familiares do homenageado, designadamente o filho, Jorge Gabriel Henriques, e o neto, Francisco Henriques.

Os intervenientes na sessão foram unânimes em reconhecer os valores humanos, cívicos e democráticos do ex-presidente da Câmara, tendo havido alguns momentos de especial comoção, ao relembrar o longo percurso de vida do ex-autarca.

Houve, ainda, lugar para a apresentação do Prémio Joaquim Pereira Henriques, pela vereadora Marlene Carvalho, uma iniciativa que visa distinguir trabalhos académicos nas várias disciplinas no âmbito do poder local, configurando a atribuição de uma verba pecuniária e publicação da obra vencedora.

A finalizar a sessão, esteve a intervenção do homenageado, que partilhou com os presentes a sua história de vida.

A encerrar o programa, cantaram-se os parabéns ao Sr. Joaquim Pereira Henriques, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, onde decorreu um Porto de Honra.

Para além das entidades acima mencionadas, a sessão contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, deputados municipais, presidentes e representantes das Juntas de Freguesia, ex-autarcas, comandante da GNR de Alcanena, comandantes dos Bombeiros Municipais de Alcanena e Voluntários de Minde, coordenadora Municipal de Protecção Civil, directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Dirigentes dos serviços da autarquia, familiares do homenageado e ex-funcionários e colaboradores da autarquia, todos juntos numa justa homenagem ao primeiro Presidente da Câmara Municipal de Alcanena democraticamente eleito, após o 25 de Abril de 1974.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…