A Câmara Municipal de Alcanena promoveu, na manhã do dia 16 de Março, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, a sessão “Vamos para Servir”, comemorativa do 100º Aniversário de Joaquim Pereira Henriques, ex-presidente da Câmara Municipal de Alcanena e o primeiro presidente eleito após o 25 de Abril de 1974.

A sessão contou com as intervenções do presidente da Câmara, Rui Anastácio, da Presidente da Assembleia Municipal, Tereza Sampainho, do Ex-Vereador da autarquia, Moisés de Jesus Morgado, assim como de familiares do homenageado, designadamente o filho, Jorge Gabriel Henriques, e o neto, Francisco Henriques.

Os intervenientes na sessão foram unânimes em reconhecer os valores humanos, cívicos e democráticos do ex-presidente da Câmara, tendo havido alguns momentos de especial comoção, ao relembrar o longo percurso de vida do ex-autarca.

Houve, ainda, lugar para a apresentação do Prémio Joaquim Pereira Henriques, pela vereadora Marlene Carvalho, uma iniciativa que visa distinguir trabalhos académicos nas várias disciplinas no âmbito do poder local, configurando a atribuição de uma verba pecuniária e publicação da obra vencedora.

A finalizar a sessão, esteve a intervenção do homenageado, que partilhou com os presentes a sua história de vida.

A encerrar o programa, cantaram-se os parabéns ao Sr. Joaquim Pereira Henriques, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, onde decorreu um Porto de Honra.

Para além das entidades acima mencionadas, a sessão contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal, deputados municipais, presidentes e representantes das Juntas de Freguesia, ex-autarcas, comandante da GNR de Alcanena, comandantes dos Bombeiros Municipais de Alcanena e Voluntários de Minde, coordenadora Municipal de Protecção Civil, directora do Agrupamento de Escolas de Alcanena, Dirigentes dos serviços da autarquia, familiares do homenageado e ex-funcionários e colaboradores da autarquia, todos juntos numa justa homenagem ao primeiro Presidente da Câmara Municipal de Alcanena democraticamente eleito, após o 25 de Abril de 1974.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.