A Câmara de Salvaterra de Magos vai assinalar, na próxima terça-feira, o 5º aniversário do reconhecimento pela UNESCO da prática da falcoaria em Portugal como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A data será assinalada, na Falcoaria Real, com homenagens à Associação Portuguesa de Falcoaria e a Natália Correia Guedes, por manterem a prática da falcoaria activa no país, sendo que a historiadora irá oferecer ao município a escritura de partilhas datada de 1534 referente ao Senhorio da Vila de Salvaterra, herdado por D. Fradique Manoel, avô do 1.º Conde da Atalaia.

Em comunicado, a Câmara de Salvaterra de Magos afirma que a iniciativa vai contar com a violinista Natália Juskiewicz, acompanhada por guitarra portuguesa e viola de fado, sendo inaugurada, na Galeria de Exposições, a exposição de aguarelas “Caçadores Alados”, do falcoeiro André Valério.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos liderou a candidatura da prática da Falcoaria como Património Cultural Imaterial da Humanidade, juntamente com a Universidade de Évora e a Associação Portuguesa de Falcoaria, tendo conseguido o reconhecimento da UNESCO em 01 de Dezembro de 2016, em Adis Abeba, Etiópia.

Leia também...

Festa do Tamazim a 18 e 19 de Maio no Semideiro

A aldeia do Semideiro, no concelho da Chamusca, vive a sua grande festa, a Festa do Tamazim que se realiza de 18 a 19…

Alentejo e Ribatejo desejam rede completa dos Caminhos de Santiago no país

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) disse hoje esperar que a certificação do Caminho Português de Santiago Central seja o…

Arte de Luís Stoffel reconhecida com Prémio da Cultura Júlio César Andrino

A arte do criador e aderecista Luís Stoffel, natural de Santarém, vai ser este ano reconhecida com Prémio da Cultura Júlio César Andrino. Estes…

Círculo Cultural Scalabitano assinala 64 anos de vida

  O Círculo Cultural Scalabitano assinalou ontem, quinta-feira, dia 22 de Novembro, os seus 64 anos de vida com uma conferência da presidente da…