O Choral Phydellius traz ao palco do Teatro Virgínia, no próximo dia 8 de Junho, a partir das 21h30, a quinta edição do Musíada.

Em 2019, Musíada faz-nos reencontrar com a singularidade – projecto singular, sim, à escala regional, mas não só! – de um repertório erudito exclusivamente de autores lusitanos. Interpretações solísticas e camerísticas diversas – cordas, sopros, canto, piano, percussão, coro vozes brancas e ensemble de câmara – revisitam obras de referência, vultos da composição musical lusa e valores emergentes, coexistindo as linguagens romântica, neoclássica e contemporânea, o mesmo é dizer, do século XIX ao século XXI.

Musíada traz-nos expressão melódica, harmónica e arquitectura musical de alguns dos nossos melhores compositores, bem como alusões, dedilhações, sopros e arcadas desafiadoras para músicos e espectadores. Expressões e planos musicais apaixonantes, uns, surpreendentes, outros, que convidamos a ouvir em Torres Novas, numa produção longitudinal do Conservatório de Música do Choral Phydellius, protagonizada por instrumentistas de excelência, torrejanos e nacionais.

Musíada volta a contar com a notável presença de dois compositores dos que serão interpretados: Luís Cardoso e Nelson Jesus, dois autores da nova geração com altas reputações no panorama da composição ibérico.

Vários são os ecos nacionais que nos têm chegado, diálogos e questões vindos de norte e sul, de músicos e compositores, surpreendidos ou curiosos com um tal projecto concertístico torrejano denominado de Musíada. Bom augúrio, este.

Fundado em 1957 e reconhecido como Instituição de Utilidade Pública desde 1989, o Choral Phydellius iniciou a sua actividade como coro misto. No campo do ensino da música, mantém em actividade, desde 1975, a sua Escola de Música, que é hoje denominada Conservatório de Música do Choral Phydellius, com autonomia pedagógica e que coloca desde há 20 anos Torres Novas na rede nacional de ensino artístico especializado.

Os bilhetes têm o custo de 5€ e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), nos pontos de venda Fnac e Worten, ou em www.bol.pt.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…