O Choral Phydellius traz ao palco do Teatro Virgínia, no próximo dia 8 de Junho, a partir das 21h30, a quinta edição do Musíada.

Em 2019, Musíada faz-nos reencontrar com a singularidade – projecto singular, sim, à escala regional, mas não só! – de um repertório erudito exclusivamente de autores lusitanos. Interpretações solísticas e camerísticas diversas – cordas, sopros, canto, piano, percussão, coro vozes brancas e ensemble de câmara – revisitam obras de referência, vultos da composição musical lusa e valores emergentes, coexistindo as linguagens romântica, neoclássica e contemporânea, o mesmo é dizer, do século XIX ao século XXI.

Musíada traz-nos expressão melódica, harmónica e arquitectura musical de alguns dos nossos melhores compositores, bem como alusões, dedilhações, sopros e arcadas desafiadoras para músicos e espectadores. Expressões e planos musicais apaixonantes, uns, surpreendentes, outros, que convidamos a ouvir em Torres Novas, numa produção longitudinal do Conservatório de Música do Choral Phydellius, protagonizada por instrumentistas de excelência, torrejanos e nacionais.

PUBLICIDADE

Musíada volta a contar com a notável presença de dois compositores dos que serão interpretados: Luís Cardoso e Nelson Jesus, dois autores da nova geração com altas reputações no panorama da composição ibérico.

Vários são os ecos nacionais que nos têm chegado, diálogos e questões vindos de norte e sul, de músicos e compositores, surpreendidos ou curiosos com um tal projecto concertístico torrejano denominado de Musíada. Bom augúrio, este.

Fundado em 1957 e reconhecido como Instituição de Utilidade Pública desde 1989, o Choral Phydellius iniciou a sua actividade como coro misto. No campo do ensino da música, mantém em actividade, desde 1975, a sua Escola de Música, que é hoje denominada Conservatório de Música do Choral Phydellius, com autonomia pedagógica e que coloca desde há 20 anos Torres Novas na rede nacional de ensino artístico especializado.

Os bilhetes têm o custo de 5€ e podem ser adquiridos na bilheteira local (segunda a sexta das 15h às 18h30), nos pontos de venda Fnac e Worten, ou em www.bol.pt.

PUBLICIDADE
Leia também...

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre…

Conservatório de Música de Santarém cria programa de formação em dança

O Conservatório de Música de Santarém iniciou este ano lectivo um programa…

Visitas ao Castelo de Almourol suspensas devido ao elevado caudal do Rio Tejo

A Câmara Municipal da Barquinha decidiu suspender, a partir de hoje e…

FOTOS | Marquês de Sá da Bandeira homenageado no 145º aniversário da sua morte

Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, também conhecido como Marquês de Sá…