A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e a Associação Alentejo & Ribatejo Film Comission assinaram quarta-feira, 28 de novembro, um protocolo com o objetivo de disponibilizar o Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos, como sede “virtual” daquela associação, com benefício dos serviços nele existentes e utilização dos espaços que o integram como o auditório, espaços de exposição, entre outros.

“É com satisfação que o Município de Salvaterra de Magos, que tem vindo a investir muito na promoção cultural e na divulgação do nosso património, complementa a sua atividade ao estabelecer esta parceria com a associação”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio.

No âmbito do protocolo, a Câmara Municipal compromete-se a ceder equipamento técnico com vista à realização de Tertúlias de Cinema, a terem lugar em local no Concelho a indicar pela Associação.

Com o intuito de dinamizar e incentivar a vinda de produções cinematográficas, televisivas e fotográficas para Salvaterra de Magos será criada uma Film Office que, sempre que oportuno, encaminhe os requerentes para a Associação, de modo a poderem acompanhar mais de perto e com uma linguagem mais técnica, as solicitações de filmagem e fotografia apresentadas pelos profissionais do setor. Esse acompanhamento inicia-se na fase do pedido de autorizações, passa pelas filmagens ou sessões fotográficas e estende-se até dois anos após a conclusão e estreia do filme ou publicação das fotografias.

A Associação Alentejo & Ribatejo Film Comission propõe-se a apresentar um conjunto de licenças que, inseridas nas já existentes, sejam direcionadas especificamente para as atividades audiovisuais, cinematográficas e fotográficas que venham a ocorrer no Concelho, por forma a facilitar o diálogo com os profissionais do setor.

João Antero, presidente daquela Associação, considerou que “é necessário sensibilizar as populações para as práticas do cinema, para aceitarem e colaborarem com as produções cinematográficas que vão passar a ser mais constantes no Município”.

Será ainda elaborado um levantamento de determinados aspetos turísticos, culturais, artísticos, históricos e patrimoniais do Concelho de Salvaterra de Magos que possam vir a ser úteis às produções de cinema, televisão e fotografia.

A Alentejo e Ribatejo Film Comission engloba 58 municípios destas duas regiões e pretende fazer a ligação entre os territórios e as equipas de produção nacionais e estrangeiras.

Leia também...

Encerramento de festa ilegal com 28 pessoas em Rio Maior

O Destacamento Territorial de Santarém encerrou, no dia 13 de fevereiro, uma…
Foto ilustrativa

Duas jovens em estado grave após atropelamento numa passadeira em Rio Maior

Duas adolescentes de 16 anos ficaram hoje gravemente feridas na sequência de…

Entroncamento realizou exercício nacional “A Terra Treme”.

No dia 5 de Novembro, realizou-se nos Jardins de Infância e Escolas…

Prisão preventiva para homem de 33 anos por violência doméstica

Um homem de 33 anos foi detido pela GNR de Santarém, no…