A Antiga Escola Primária “O Século”, em Salvaterra de Magos vai ser alvo de requalificação num investimento de 540 mil euros para ser transformada num espaço multiusos.

O Município aprovou no passado dia 6 de Maio, em reunião de Câmara a adjudicação e a minuta contrato a celebrar com o empreiteiro que resultou do concurso público.

Segundo Hélder Manuel Esménio, presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, a obra terá um “prazo de execução de um ano e permitirá, após a obtenção do visto do Tribunal de Contas, reabilitar totalmente um edifício que é centenário, que foi construído com verbas de subscrição pública dos leitores do então jornal “O Século”, após o terramoto de 1909, que destruiu os anteriores espaços escolares em Salvaterra de Magos.”

O espaço terá uma recuperação na cobertura, interior e exterior idêntica à do passado e à imagem do projectista Ventura Terra, que à época foi também responsável pela remodelação. Ventura Terra foi ainda responsável pela remodelações da Assembleia da República entre outros edifícios emblemáticos como o liceu Camões em Lisboa.

Antiga Escola Primária “O Século” está localizada no centro histórico da Vila de Salvaterra de Magos.

A obra foi adjudicada à empresa J & R Alexandre Lda., e é comparticipada pelos Fundos Europeus, no âmbito do PARU, no valor de 400 mil euros.

Leia também...

Rio Maior pede reforço no apoio ao sector da restauração

A Câmara Municipal de Rio Maior pediu ao governo, na quarta-feira, 12 de Maio, um reforço no apoio ao sector da restauração para fazer…

Águas de Santarém inicia substituição de condutas em Atalaia, Amiais de Baixo e Verdelho

A empresa municipal Águas de Santarém iniciou, no passado dia 2 de Julho, a substituição de conduta de abastecimento de água nas localidade de…

Nova direcção da ACES apostada em dinamizar comércio tradicional

Os novos órgãos sociais da Associação Comercial, Empresarial e Serviços dos concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo e Chamusca (ACES) tomaram posse esta…

Operadoras obrigadas a reforçar cobertura de rede em dezenas de freguesias de Santarém

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) aprovou a renovação, até Abril de 2033, dos direitos de utilização de frequências (DUF) da Meo e Vodafone,…