Samuel F. Pimenta, natural de Alcanhões, concelho de Santarém, está na corrida para dois prémios literários internacionais. Com o livro ‘Ascensão da Água’, publicado pela editora Labirinto em 2020, o poeta foi seleccionado para as listas finais do ‘Prémio aRi[t]mar’ e do ‘Prémio Literário Glória de Sant’Anna’. Os resultados de ambos os prémios serão publicados durante o mês de Maio.

O Prémio aRi[t]mar é um projecto da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela, pertencente à Conselharia de Cultura, Educação e Universidade da Junta de Galiza, que visa divulgar a música e a poesia galego-portuguesa actuais, assim como aproximar a cultura e a língua dos dois países.

Samuel F. Pimenta, Álamo Oliveira, Alexandra Santos, Hélia Correia, João Pedro Mésseder, Jorge C. Ferreira, Jorge Sousa Braga, Márcia, Raquel Serejo Martins e Rosa Oliveira são os poetas portugueses seleccionados para a lista final do prémio. A decisão final cabe aos leitores, que poderão votar no site oficial do prémio.

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio internacional de poesia em memória da Poeta Glória de Sant’Anna. O valor do prémio de 3 mil euros é destinado ao autor do melhor livro de poesia publicado nos países e regiões de língua portuguesa.

Samuel F. Pimenta, José Luís Peixoto, Francisco Guita Jr., João Luís Barreto Guimarães, José António Lozano, Maria José Quintela, André Osório e Ana Paula Jardim são os poetas que integram a lista final deste ano, referente aos livros publicados em 2020.

“O livro ‘Ascensão da Água’ é um tributo ao ciclo da água, mas também uma evocação dos mitos a ela associados. Curiosamente, a ideia para escrever este livro surgiu junto à nascente do Rio Alviela, nos Olhos de Água. Por isso, é para mim uma alegria enorme integrar as listas finais destes prémios. De alguma forma, é também o Alviela que ali está, o que revela que um rio é muito mais do que um recurso à nossa disposição. Além de um ecossistema precioso, é também uma torrente de afectos e significados e parte integrante de uma cultura. É fundamental que o preservemos”, diz Samuel F. Pimenta.

Com ‘Ascensão da Água’, o autor já havia ganhado a 31.ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada, em 2019, com o livro ainda inédito. Promovido pela Câmara Municipal de Almada desde 1989, o galardão é considerado uma referência nacional na área da literatura e na promoção da criação literária em língua portuguesa, já tendo agraciado autores como Domingos Lobo, José Mário Silva, Carla Pais e José Jorge Letria.

Samuel F. Pimenta é poeta e escritor, tem 31 anos e sete livros publicados. Nasceu em Alcanhões, concelho de Santarém, começou a escrever com 10 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa.

Tem participado em diversas conferências e em encontros literários nacionais e internacionais, e colabora com publicações em Portugal, no Brasil, em Angola, em Moçambique e na Galiza. Em 2016 representou Portugal no International Young Poets Meeting, em Istambul, Turquia. A sua obra está presente em diversas antologias, em Portugal e no estrangeiro. Alguns dos seus livros deram origem a peças de teatro e teses académicas. Neste momento, escreve para o jornal Público e para a Revista Caliban.

São vários os prémios que lhe têm sido atribuídos, como o Prémio Jovens Criadores 2012 (Portugal), a Comenda Luís Vaz de Camões 2014 (Brasil) e o Prémio Liberdade de Expressão 2014 (Brasil). Em 2015, foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores, do Centro Nacional de Cultura, para a realização de uma residência artística e a escrita do romance Iluminações de Uma Mulher Livre. Em 2016, com o livro Ágora, ganhou o IV Prémio Literário Glória de Sant’Anna.

Além da literatura, dedica-se ao estudo da espiritualidade e à promoção dos direitos LGBTI+, dos direitos humanos e dos direitos da Terra.

Leia também...

‘Rutter Magnificat’ une Conservatório de Música de Santarém e Concórdia Música em duplo concerto de Natal

‘Rutter Magnificat’ é o duplo concerto de natal que o Conservatório de…

Conferência de Daniel Sampaio no Cartaxo

  Daniel Sampaio vai estar no Cartaxo para uma Conferência que terá…

Museu Nacional Ferroviário assinala 165 anos da primeira viagem de comboio em Portugal

O Museu Nacional Ferroviário (MNF) assinala, de quarta-feira a domingo, os 165…

Livro “Mãe, fala para o ouvido bom…” apresentado no Dia Internacional da Mulher

O livro “Mãe, fala para o ouvido bom…” da autoria de Susana…