O Município de Santarém aprovou a proposta para a declaração de interesse para a comunidade e economia locais na Freguesia do Arneiro das Milhariças, na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros e na União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.

Com a aprovação da Declaração de Interesse Público, vai ser possível a apresentação das respectivas candidaturas ao Programa “Renovação das Aldeias” da Associação de Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo (APRODER), com fundos da União Europeia a suportarem 80 por cento do investimento total elegível, para trabalhos com um custo superior a 5 mil euros até ao máximo de 200 mil euros.

Uma medida que visa preservar, conservar e a valorizar os elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, bem como os elementos que constituem o património imaterial de natureza cultural e social dos territórios. Por conseguinte, torna-se necessária a criação ou melhoria de infra-estruturas de colectividades locais, onde as populações possam desenvolver actividades culturais, desportivas. bem como actividades de empreendedorismo social de base comunitária.

Na Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças, o projecto “Rota das Fontes e do Fontanário e Rota do Ciclo do Pão” visa a criação de duas rotas pedestres. um espaço museológico e um forno comunitário.

Na União das Freguesias de Casével e Vaqueiros, o projecto “Rotas e Trilhos de Casével e Vaqueiros” pretende criar três percursos pedestres. bem como melhoramentos do património existente. criando a “Rota das Fontes de Casével”. a “Rota dos Templários” e o “Trilho dos Moleiros em Vaqueiros.

Na União das Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, o projecto “Rota das Fontes da União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém” que visa promover o património natural e cultural da região. contribuindo para a valorização do território a nível cultural e turístico.

Leia também...

Posto de Turismo de Sardoal com selo Clean & Safe

O Turismo de Portugal atribuiu o selo Clean & Safe ao Posto de Turismo de Sardoal, uma distinção que certifica o cumprimento das recomendações…

Percurso pedestre de 50 km liga Rio Maior a Fátima

O Caminho dos Candeeiros (Caminhos de Fátima), é o primeiro passo de um projecto de estruturação de caminhos pedestres que têm Rio Maior e…

Tomar injecta 200 mil euros na economia local e incentiva permanência de turistas

A Câmara de Tomar vai injectar 200 mil euros na economia local, nos sectores mais afectados pela pandemia da covid-19, num programa que atribui…

Ferreira do Zêzere recebe visita de 106 operadores turísticos internacionais

O Município de Ferreira do Zêzere recebeu no passado dia 9 de Março, uma visita de trabalho de 106 operadores turísticos internacionais, maioritariamente ligados…