A 38ª edição mais antigo festival gastronómico de Portugal foi hoje apresentada durante um almoço confeccionado pelo chef ribatejano Rodrigo Castelo e servido na aldeia piscatória das Caneiras.

Entre 26 de Outubro e 4 de Novembro, o Festival Nacional de Gastronomia (FNG) vai voltar a celebrar Portugal à mesa, com o melhor da tradição gastronómica nacional e banquetes desenvolvidos por três chefes distinguidos com Estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito e Joachim Koerper, sob a coordenação da “revelação ribatejana” Rodrigo Castelo.

A 38ª edição do festival decorre na Casa do Campino e, este ano, dedica a sua programação ao tema do azeite.

“A Gastronomia, como é carinhosamente reconhecido o nosso festival, o maior e mais antigo do país, enaltece o património gastronómico português e, este ano, queremos evidenciar um alimento tão típico, transversal e tão português, como o azeite, e evidenciá-lo também nas criações dos nossos chefes Michelin. Queremos que, ano após ano, os nossos visitantes sejam conquistados e surpreendidos, além do sabor, pelos aromas, texturas e apresentação”, revela Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Os quatro chefes vão desenvolver e apresentar as suas artes em banquetes durante as sextas-feiras e sábados do festival. A estreia, dia 26 de Outubro, cabe a Tiago Bonito, chefe da Casa da Calçada, em Amarante. Seguem-se, a 27 de outubro, o chefe Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto, e do Vidago Palace, em Vidago, a 2 de novembro Joachim Koerper, chefe do Eleven, em Lisboa, e a 3 de Novembro o chefe ribatejano Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém.

Os visitantes poderão também descobrir especialidades de norte a sul do pais e das ilhas dos Açores e da Madeira, através dos 12 restaurantes presentes no evento, além das tasquinhas típicas com produtos regionais, vinhos e doçaria.

Do programa vão também constar momentos formativos, com aulas de cozinha, demonstrações de cozinha ao vivo, conversas sobre vinho e provas harmonizadas. No âmbito do tema deste ano juntam-se ao Festival os municípios produtores de azeite de Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores, que vão apresentar-se em dias distintos, com uma programação própria, na qual estão garantidas degustações gastronómicas que ensinam a descobrir e a apreciar o azeite.

O Festival de Gastronomia de Santarém vai ainda acolher a cerimónia de entrega dos Prémios Great Taste Awards Portugal, a 29 de Outubro, e atribuir o primeiro prémio Modernidade e Tradição, a 31 de Outubro, em que antigos vencedores do Concurso Nacional Jovem Talento de Gastronomia competem entre si com um prato inspirado em azeite. Também a 1 de Novembro vai ser apresentada a Carta Gastronómica do Ribatejo, um documento com 557 receitas recolhidas pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, em entrevista a 180 pessoas, na sua maioria idosas, como forma de preservar o património gastronómico da região.

São dez dias para descobrir Santarém e a Casa do Campino, enquanto prova Portugal, das 13h às 2h. A entrada no evento é livre até às 17h dos dias 29, 30 e 31 de Outubro e 2 de Novembro, e nos restantes dias e horários tem um custo de 2 € que permite o acesso a todas as áreas e actividades do festival, com a excepção dos banquetes.

Em complemento, e para que os visitantes possam descobrir a cidade, o Festival proporciona cinco visitas guiadas gratuitas. A 27 de Outubro, às 10h, dedicada ao “Azulejo”, às 15h30 do mesmo dia, com repetição a 31 de Outubro e a 2 de Novembro tem lugar a “Visita 360º” e no dia 30 de Outubro, às 10h, o convite é “Fora de Portas”.

O evento é organizado pela Viver Santarém em parceria com a Câmara Municipal de Santarém e a Entidade Regional de Turismo Alentejo Ribatejo, com o apoio do Turismo de Portugal através do Programa Valorizar, os patrocínios da Repsol Gás, Central de Cervejas, Delta, Azeite Quinta do Juncal, Resitejo, Arroz Bom Sucesso, Cuf Santarém e Águas de Santarém e produção da Essência do Vinho.

 

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.