Foto ilustrativa

Onze distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Portalegre, Évora, Beja e Faro, as ilhas Terceira e Faial (Açores) e Madeira em risco elevado de exposição à radiação UV.

As ilhas do Porto Santo, Flores e São Miguel estão hoje com risco moderado.

A escala de radiação ultravioleta tem cinco níveis, entre risco extremo e baixo.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.

Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.

Leia também...

Águas de Santarém alerta para importância de preservar este recurso

A empresa Municipal Águas de Santarém (AS) assinalou hoje, dia 22 de Março, o Dia Mundial da Água com uma ação no Jardim da…

Vitória Clube de Santarém duplamente certificado como Entidade Formadora

O Vitória Clube de Santarém recebeu , no Entroncamento, as placas alusivas à dupla certificação do clube enquanto Entidade Formadora Certificada com 4 Estrelas…

Fundador do Festival de Gastronomia dá nome à Praça da Casa do Campino

Carlos Abreu, fundador do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, foi homenageado ontem com a inauguração da Praça Carlos Abreu, situada nos Claustros da…

Dezoito concelhos de três distritos em perigo máximo de incêndio

Dezoito concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar…