As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado foram assinaladas pela Câmara de Santarém com a promoção da Semana do Voluntariado, no W Shopping. Com esta iniciativa que decorreu de 4 a 7 de Dezembro, o Banco Local de Voluntariado pretende sensibilizar os munícipes para uma cidadania activa e solidária para com o próximo, para além de dar a conhecer à comunidade local vários projetos promovidos por entidades com boas práticas de voluntariado no concelho de Santarém.
A semana contou com a participação da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, do Centro de Solidariedade Social Nossa Senhora da Luz, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Associação Incluir, da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental, da EAPN – Núcleo Distrital de Santarém, do Centro Social Paroquial Santa Margarida da Abrã, da Fundação Luiza Andaluz, da Santa Casa da Misericórdia de Pernes e da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo de Apoio de Santarém.
O Dia Internacional do Voluntariado celebra-se, anualmente, a 5 de Dezembro e foi implementado, através da Resolução 40/212 da Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, a 17 de dezembro de 1985.
O objectivo da comemoração deste dia é enaltecer o esforço dos voluntários, de forma a salientar os valores de entreajuda e sentido de comunidade, bem como promover a participação em programas de voluntariado. Por outro lado, este dia destaca também o seu contributo para o cumprimento dos «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável».
Em 2023, o tema escolhido é «Se todos fizessem…». Esta campanha destaca o poder de todos, da ação coletiva. Se todos fizessem voluntariado, o mundo poderia ser um lugar melhor. À medida que o mundo procura apoio para enfrentar os desafios crescentes, são os voluntários os primeiros a ajudar. Os voluntários estão na linha da frente nas crises e emergências, muitas vezes em situações extremamente difíceis e terríveis.