O Município de Santarém é o primeiro concelho do distrito a assinar o protocolo de parceria para a Implementação e Acompanhamento do Núcleo da Garantia para a Infância.

Esta assinatura decorreu no dia 12 de Setembro durante a reunião do Conselho de Acção Social de Santarém (CLASS), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foi apresentado este programa e a importância do mesmo para garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “é com grande satisfação que assinamos este protocolo. A posição privilegiada do Município de proximidade com as pessoas em estreita coordenação com entidades públicas e a rede de instituições de solidariedade social robusta vai-nos permitir intervir mais rapidamente junto das crianças e jovens em situação pobreza ou exclusão social”.

O protocolo vai permitir a criação do Núcleo Local de Garantia para a Infância, estabelecendo as competências e acções específicas a desenvolver para a prevenção e combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens e suas famílias, no âmbito da implementação do Plano de Acção da Garantia para a Infância 2022-2030.

Sónia Almeida, coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, referiu que “a Garantia para a Infância pretende prevenir e combater a pobreza e exclusão social, colocando as crianças e os jovens no centro das suas prioridades, e assim assegurar que todos têm garantia de acesso às mesmas oportunidades”.

O ponto de partida é a actualização do diagnóstico social, do qual deve constar a caracterização do fenómeno de pobreza infantil, assim como as problemáticas identificadas ao nível do acesso efectivo, ou afectivo e gratuito, à educação e acolhimento na primeira infância, à educação e a actividades em contexto escolar, a, pelo menos, uma refeição saudável por dia lectivo, a cuidados de saúde, a uma alimentação saudável e a uma habitação adequada. A partir daqui são definidas estratégias de intervenção local e acompanhamento junto destas crianças e das suas famílias de forma a que os problemas identificados sejam eliminados e as suas origens extintas ou reduzidas.

Leia também...

Câmara de Santarém vai atribuir chave de ouro da cidade a Veríssimo Serrão

Anuncio foi feito na sessão solene das comemorações do centenário do nascimento do professor doutor Joaquim Veríssimo Serrão, no Convento de São Francisco. A…

Câmara da Chamusca com orçamento de 16 ME para 2024

A Câmara da Chamusca tem um orçamento municipal para 2024 no valor de 16 milhões de euros, menos dois milhões do que a proposta…

Herman José abre comemorações dos 18 anos do Torreshopping

O Torreshopping assinala a 1 de Abril o seu 18.º aniversário, iniciando um mês de actividades comemorativas que começa com um espectáculo, gratuito, de…

RUTIS distinguida com o prémio ‘Envelhecimento Ativo’ da Fundação Inatel

A RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) recebeu no passado dia 13 de Outubro, o prémio nacional de “Envelhecimento Ativo” por parte da…