Santarém volta a dedicar o mês de Novembro a Bernardo Santareno, um dos mais relevantes dramaturgos portugueses do século XX, nascido na cidade, com um vasto programa de actividades incluídas no Projecto Vilas, nomeadamente com o espectáculo ‘Obrigada Bernardo, Santarém de Portugal’ pelo Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano.
Trata-se de um espectáculo de tributo cujo texto inclui poemas e cartas do grande autor, entrecortados por cinco coreografias interpretados pela bailarina Mafalda Murta e que vai estar em Amiais de Baixo, na sexta-feira, dia 4 de Novembro, às 21h30, na Casa do Povo.
No dia seguinte, 6 de Novembro é a vez de Tremês receber ‘Obrigada Bernardo, Santarém de Portugal’, às 21h30, na Ribacoop.
O espectáculo volta a cena nos dias 11, 12 e 18, também às 21h30, no Teatro Clube Ribeireirense (Ribeira de Santarém), Música Nova de Pernes e Centro Cultural e Recreativo de Fontaínhas e Graínho (Santarém), respectivamente.
O nome do espectáculo de tributo ao dramaturgo escalabitano resulta dos dois últimos versos do poema de Ary dos Santos sobre Bernardo Santareno nascido em Santarém, a 19 de Novembro de 1920.