A União Desportiva de Santarém SAD perdeu esta tarde com o GS Loures por 1-0, no Campo José da Silva Faria (sintético) em Loures, em jogo a contar para a 19.ª Jornada do Campeonato de Portugal, Série F.
O único golo da partida foi apontado por Joel Neves à passagem do minuto 61.
Acusando alguma inadaptação ao sintético de Loures a União de Santarém esteve muitos furos abaixo daquilo a que nos habituou noutras partidas.
Numa primeira parte muito equilibrada, com algum ascendente da equipa da casa, os lances mais perigosos acabariam por nascer de bola parada, mas a atenta intervenção dos dois guarda-redes fizeram com que o nulo se mantivesse até ao intervalo.
A União procurou sair rápido para o contra-ataque mas o bem escalonado meio-campo do Loures nem sempre o permitiu, num jogo muito dividido e disputado a meio-campo com as equipas a não encontrarem espaços para assentar o seu futebol.
Sem lances de perigo em ambas as áreas, foi com naturalidade que se assistiu às duas equipas a saírem para o intervalo sem golos no seu peculio.
No segundo tempo, Acácio Santos refrescou o ataque com a entrada dos habituais titulares João Monteiro e Flavinho para os lugares de Iuri Gomes e João Fernandes, ganhando a União mais mobilidade na frente, mas sem resultados práticos, já que Gilson e Vasco Lopes estavam em tarde desinspirada.
Logo aos 4 minutos da etapa complementar o Loures, por intermédio de Tharcysio, introduziu a bola na baliza à guarda de Nuno Hidalgo mas o árbitro considerou haver deslocação do avançado da casa.
No Loures destacavam-se Bruno Carvalho (excelente partida) e a experiência de Machado a empurrar a equipa para a frente e foi sem surpresa que a turma visitada chegou ao golo, depois de um cruzamento na esquerda do seu ataque ao qual respondeu Machado num primeiro remate contra a cortina defensiva da União, tendo o esférico sobrado para Joel Neves que assim apontou o único golo da partida.
A melhor oportunidade da União na segunda parte aconteceu à passagem do minuto 69, com um desvio ao primeiro poste ao qual o guarda-redes do Loures respondeu muito bem, evitando o empate da turma escalabitana mesmo sobre a linha de golo.
Foi o lance mais perigoso do ataque da União em tarde desinspirada (particularmente Gilson Varela), muito por culpa da aguerrida equipa do Loures que não lhe deu muito espaço e a quem acenta bem a vitória.
Apesar da derrota, a União de Santarém mantém o terceiro lugar da tabela agora com mais um jogo e seis pontos do que o Loures que destronou o Caldas (derrotado pelo Pêro Pinheiro, em casa, por 0-1) da quarta posição.
Na próxima ronda a União de Santarém não joga, já que lhe caberia defrontar o Fátima que há muito desistiu da competição.