O Município de Santarém vai atribuir um apoio financeiro de 350 mil euros aos clubes e associações desportivas do concelho, no âmbito do Regulamento de Apoio e Financiamento do Associativismo Desportivo (RAFAD).
A autarquia decidiu atribuir 90% do valor da época desportiva anterior, 312 220,00 euros, apoio calculado com base nos mesmos dados de 2020, apesar de pandemia Covid-19 ter provocado a falta de competição na quase totalidade dos escalões de formação.
Este ano, o Executivo Municipal, extraordinariamente e de forma a compensar os clubes que têm equipas nos escalões seniores, decidiu atribuir verbas no âmbito do Programa de Apoio à Competição Desportiva Não Profissional, num valor que ascende a 37 780,00 euros.
Sem público, os clubes com escalões seniores em competição viram-se obrigados a pagar todas as despesas com a organização das competições, e a verba agora aprovada pela autarquia, serve de compensação à privação de receitas de entradas nos jogos e outras decorrentes da realização de jogos com público.
“O reconhecimento pela importância que os clubes e as associações desportivas do concelho assumem na ocupação dos tempos livres dos jovens e o esforço que têm mantido, de forma a proporcionar um regresso à prática desportiva sempre na maior segurança, levou o Executivo Municipal a manter o valor do apoio, no reconhecimento de que o associativismo desportivo muito tem trabalhado para garantir um desporto de qualidade aos jovens no concelho, apesar de todas as dificuldades inerentes à situação de pandemia”, referiu Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal.
O montante de 350 mil euros, bem como os critérios e coeficientes de ponderação, foram aprovados e analisados favoravelmente pelo Conselho Municipal de Desporto. Após assinatura dos contratos programa, os apoios financeiros vão ser transferidos em duas tranches (50%) nos meses de Maio e Setembro.