“Os Melhores do Ano 2018” foram divulgados e premiados pela Revista de Vinhos no passado dia 1 de Fevereiro, na Alfândega do Porto. A cidade de Santarém foi distinguida pela revista e recebeu o galardão de Destino Gastronómico do Ano.

O Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2015, do Douro, foi eleito o melhor vinho de 2018 pela Revista de Vinhos – Essência do Vinho, que elegeu ainda a Quinta da Aveleda como Empresa do Ano.

A publicação distinguiu o empresário e gestor Paul Symington com o Prémio Homenagem, pelos seus “40 anos devotados à Symington Family Estates, à evolução do Porto e do Douro e à afirmação do vinho português no mundo”.

João Roquette, que lidera a Herdade do Esporão, no Alentejo, e a Quinta dos Murças, no Douro, foi distinguido com o prémio Personalidade do Ano. A distinção Enólogo do Ano foi para António Maçanita e a de Enólogo Revelação do Ano coube a Luís Leocádio, tendo sido atribuído a Gabriela Marques, do Restaurante Varanda, do Hotel Ritz, em Lisboa, o prémio Sommelier do Ano e aos vinhos Marquês de Borba, o Alentejo, o galardão Marca do Ano. Nos vinhos, foram também premiados o projeto Quanta Terra, do Douro, na categoria Produtor do Ano, a Poças Júnior, na de Produtor de Vinhos Fortificados do Ano, e a Quinta de Santiago, dos vinhos verdes de Monção e Melgaço, como Produtor Revelação do Ano.

O prémio de Inovação/Investigação do Ano foi atribuído à Corticeira Amorim, e o de Enoturismo do Ano recaiu no 1756 Museu & Enoteca Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, ao passo que o estabelecimento Cinco Estrelas, de Aveiro, recebeu o prémio Loja/Garrafeira do Ano.

A nível gastronómico, o prémio Personalidade do Ano na Gastronomia foi para Paulo Amado, diretor das Edições do Gosto e da Inter Magazine, publicação dedicada à gastronomia, que organiza o concurso Chef Cozinheiro do Ano. O Chefe de Cozinha do Ano é Benoît Sinthon, do Restaurante Il Gallo D’Oro, Hotel Cliff Bay Madeira, (Funchal) com duas estrelas Michelin, e o Chefe Revelação do Ano foi para Óscar Gonçalves, do Restaurante G Pousada, de Bragança, que recebeu uma estrela Michelin em novembro passado. O Alma, de Lisboa, com duas estrelas Michelin, do chefe Henrique Sá Pessoa, é o Restaurante Gastronómico do Ano, o Terroso, de Cascais, o Restaurante Com Melhor Serviço de Vinhos do Ano e o produtor de peixe e marisco Nutrifresco, de Albufeira, o Produtor Artesanal do Ano.

A Revista de Vinhos, publicação detida pelo grupo Essência do Vinho, organiza e promove este jantar, que reúne cerca de um milhar de convidados. Categoria como “Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Marca do Ano” são algumas dos destaques no vinho; “Restaurante Gastronómico do Ano” ou “Chefe de Cozinha do Ano” são sublinhados do lado da gastronomia. São ainda atribuídos os prémios “Personalidade” no Vinho, na Gastronomia e no Brasil.

Neste ano celebra-se a data redonda para a Revista de Vinhos. Foi há 30 anos que a publicação foi criada.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…