O relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica, que foi apresentado esta segunda-feira, 13 de Janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, revelou que o distrito de Santarém é um dos cinco com mais registos de casos.

“Há casos em todos os distritos”, revelou o responsável, Pedro Strecht, especificando que Lisboa, Porto, Braga, Santarém e Leiria são os cinco distritos com mais casos, por ordem decrescente. Segundo Pedro Strecht, a incidência nestes distritos explica-se, em parte, pela existência de seminários ou outras instituições religiosas. Os abusos aconteceram sobretudo, e também por ordem decrescente, em seminários, colégios internos, confessionários, sacristia ou a casa do padre, havendo igualmente registo de casos no seio dos agrupamentos de escuteiros.

A comissão validou 512 testemunhos de 564 recebidos no total, um número que permite chegar a um número total de vítimas mais extenso e que é de 4.815 crianças, tendo Pedro Strecht mencionado que “não é possível quantificar o número total de crianças vítimas”, uma vez que o contacto com a comissão era voluntário.

A média de idade actual das vítimas é de 52 anos, “mais baixa do que noutras comissões” e que em 20% dos casos as pessoas têm hoje cerca de 40 anos, revela o documento.

Segundo Pedro Strecht, a maior parte das vítimas são do sexo masculino (52%), em 32% dos casos têm grau de literacia ao nível da literatura e, à época dos abusos, “eram todos estudantes do primeiro e segundo ciclo”.

Leia a notícia completa na edição impressa de 17 de Fevereiro do Correio do Ribatejo.

Leia também...

Bombeiros Municipais de Santarém com Quartel aberto no Jardim da Liberdade

Os Bombeiros Municipais de Santarém promovem a iniciativa “Quartel Aberto”, no próximo dia 13 de Dezembro, entre as 09h00 e as 12h30, uma exposição…

Assembleia da República recomenda ao Governo a adopção de medidas para travessia entre Chamusca e Golegã

Na passada terça-feira dia 26 de Junho foi recomendada a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tejo, para dar resposta ao problema…

Ano lectivo arranca em Almeirim sem telemóveis nas escolas

“Desliga-te. Dentro da Escola, o foco é outro”. É esta a frase que serve de mote à campanha de sensibilização que a autarquia de…

“A Cápsula do Tempo” projecto da CPCJ de Alpiarça

No passado dia 05 de abril de 2022, a CPCJ de Alpiarça, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Alpiarça, o Agrupamento de…