Foto ilustrativa

Quase 30 concelhos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Portalegre e Guarda apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê para hoje temperaturas máximas de 36 graus em Santarém, 35 em Évora, 34 em Leiria e 33 em Castelo Branco e Beja.

De acordo com o Instituto, mais de 70 concelhos de Faro, Beja, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Viseu, Vila Real e Bragança estão hoje em perigo muito elevado de incêndio.

Vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, exceto Viana do Castelo, apresentam perigo de incêndio.

Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até quinta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o perigo de incêndio rural, tendo em conta as previsões do IPMA de tempo quente e seco.

Em comunicado, a ANEPC refere que o IPMA prevê para hoje e quarta-feira tempo quente e seco e agravamento do risco de incêndio para nível máximo na região do Algarve e no interior Norte e Centro.

Na nota, a ANEPC recorda que “é proibido fazer queimada extensiva sem autorização ou sem comunicação prévia”.

A ANEPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Desde o início do ano houve 2.379 fogos florestais e arderam 7.538 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Leia também...

Golegã diz que reconhecimento da arte equestre pela UNESCO valoriza território

O vice-presidente da Câmara da Golegã disse hoje que o reconhecimento da Arte Equestre Portuguesa como Património Imaterial Cultural da Humanidade pela UNESCO é…

Santarém adere à rede de Cidades e Vilas que Caminham

A assinatura de protocolo e respetiva atribuição da Bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham assinalam o início dos trabalhos entre a…

Melhores vinhos de Portugal são do Tejo

Os Vinhos do Tejo estão de parabéns pelo feito conseguido no Concurso Vinhos de Portugal 2022, que se realizou na semana passada e cujos…

Sardoal contabiliza prejuízos superiores a 1,3 ME provocados pela depressão Cláudia

O mau tempo causado pela passagem da depressão Cláudia na semana passada, pelo município de Sardoal, provocou prejuízos estimados em mais de 1,3 milhões…