Vinte concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira devido à previsão de tempo quente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir do final da manhã, e aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, sendo por vezes forte com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e subida da temperatura máxima, exceto na faixa costeira.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Lisboa) e os 19 (na Guarda e Bragança) e as máximas entre os 23 (no Porto e Viana do Castelo) e os 36 (em Beja, Castelo Branco e Vila Real).

Leia também...

Trabalhadores do centro de distribuição dos CTT do Cartaxo em greve até dia 15

Os trabalhadores do Centro de Distribuição Postal dos CTT do Cartaxo, no…

Azambujeira e Malaqueijo homenagearam os seus combatentes

As homenagens, promovidas pela União Desportiva de Malaqueijo, tiveram lugar no passado…

Estrada da Carreira de Tiro vai ser requalificada

A Câmara de Santarém e a União de Freguesias (UF) da Cidade…

Tancos: Director-geral da PJ militar detido e entre oito visados por mandados de detenção

O director-geral da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, foi detido hoje, estando…