Vinte concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até terça-feira devido à previsão de tempo quente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado na região Sul a partir do final da manhã, e aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, sendo por vezes forte com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e subida da temperatura máxima, exceto na faixa costeira.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Lisboa) e os 19 (na Guarda e Bragança) e as máximas entre os 23 (no Porto e Viana do Castelo) e os 36 (em Beja, Castelo Branco e Vila Real).

Leia também...

CIM do Médio Tejo anuncia aposta na promoção do Turismo Acessível e Inclusivo

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo anunciou a adesão a um projecto de promoção do turismo acessível e inclusão social através de um…

Músicos do mundo em Sardoal para IX Encontro Internacional de Piano

O Centro Cultural de Sardoal acolhe, entre sexta-feira e 30 de junho, o IX Encontro Internacional de Piano, envolvendo cerca de meia centena de…

Imagem comemorativa da Senhora de Fátima tem edição solidária de 25 mil peças

Uma estatueta comemorativa do centenário da escultura da Senhora de Fátima vai ser lançada no mercado, na quinta-feira, 18 de Junho, com uma edição…

Santarém acolhe sétimas Jornadas de Museologia nas Misericórdias

As sétimas Jornadas de Museologia nas Misericórdias vão realizar-se no próximo dia 03 de Junho em Santarém, numa iniciativa da União das Misericórdias Portuguesas…