Foto: Município de Santarém

O vice‑presidente da Câmara Municipal de Santarém, Emanuel Campos, responsável pelo pelouro da Proteção Civil e Segurança, visitou hoje as instalações da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, onde irá decorrer a formação inicial dos dez novos recrutas da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém, que arranca a 16 de Março.

A visita incluiu uma reunião de trabalho com o Comandante Tenente-Coronel Alexandre Rodrigues, centrada no reforço da cooperação institucional entre as duas corporações, “com o objetivo de garantir modelos de formação contínua que elevem a competência técnica e operacional dos bombeiros scalabitanos”, refere o município em comunicado.

“A formação é a base da capacidade de resposta dos nossos bombeiros. Só com preparação técnica de excelência conseguimos garantir a segurança da nossa população e enfrentar, com eficácia, os desafios crescentes da proteção civil. Este investimento na qualificação dos nossos operacionais é, acima de tudo, um investimento na proteção da vida humana e na confiança dos cidadãos de Santarém”, referiu Emanuel Campos durante a visita às instalações da escola e citado na nota informativa.

Durante esta deslocação, o vice‑presidente esteve acompanhado pelo comandante Carlos Grazina e pelo adjunto técnico Micael Rodrigues, da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém.

Da reunião resultou a identificação da contínua necessidade de investimento estruturado na formação especializada, “assegurando que os operacionais dispõem das melhores ferramentas, conhecimentos e capacidades para dar resposta eficaz às diversas ocorrências de proteção de pessoas e bens no concelho”, sublinha.

“Santarém tem registado um crescimento significativo ao nível da habitação e da instalação de grandes empresas, em especial no setor da logística. Esse desenvolvimento exige que estejamos preparados, quer na vertente da formação, quer na capacidade operacional. Por isso, o investimento na Proteção Civil, nomeadamente na Companhia de Sapadores Bombeiros e nas Corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho, será uma prioridade contínua ao longo deste mandato”, rematou o autarca.

Através da candidatura PT2030 – Área de Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, “está previsto um investimento da autarquia em viaturas e equipamentos destinados às quatro corporações de bombeiros do Concelho”, revela o município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Chuva regressa esta noite e prolonga-se ao longo desta semana

Uma previsão favorável à mitigação dos efeitos da seca.

Abrantes recupera Passadiços da Fonte dos Touros

Com um enquadramento paisagístico de excelência, junto ao rio, os passadiços da Fonte dos Touros, em Rossio ao Sul do Tejo, foram requalificados, mantendo…

“Santarém deve divulgar, dinamizar e preservar a sua história”

João Diogo Carvalho, natural de Santarém, é licenciado em História e concluiu recentemente uma tese de mestrado em História Militar na Faculdade de Letras…

Autocarro destruído pelo fogo em Santarém

Um autocarro da Rodoviária do Tejo ficou destruído pelas chamas na manhã desta sexta-feira, 9 de Julho, na Rua do Liceu Nacional de Santarém,…