O vice‑presidente da Câmara Municipal de Santarém, Emanuel Campos, responsável pelo pelouro da Proteção Civil e Segurança, visitou hoje as instalações da Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, onde irá decorrer a formação inicial dos dez novos recrutas da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém, que arranca a 16 de Março.
A visita incluiu uma reunião de trabalho com o Comandante Tenente-Coronel Alexandre Rodrigues, centrada no reforço da cooperação institucional entre as duas corporações, “com o objetivo de garantir modelos de formação contínua que elevem a competência técnica e operacional dos bombeiros scalabitanos”, refere o município em comunicado.
“A formação é a base da capacidade de resposta dos nossos bombeiros. Só com preparação técnica de excelência conseguimos garantir a segurança da nossa população e enfrentar, com eficácia, os desafios crescentes da proteção civil. Este investimento na qualificação dos nossos operacionais é, acima de tudo, um investimento na proteção da vida humana e na confiança dos cidadãos de Santarém”, referiu Emanuel Campos durante a visita às instalações da escola e citado na nota informativa.
Durante esta deslocação, o vice‑presidente esteve acompanhado pelo comandante Carlos Grazina e pelo adjunto técnico Micael Rodrigues, da Companhia de Sapadores Bombeiros de Santarém.
Da reunião resultou a identificação da contínua necessidade de investimento estruturado na formação especializada, “assegurando que os operacionais dispõem das melhores ferramentas, conhecimentos e capacidades para dar resposta eficaz às diversas ocorrências de proteção de pessoas e bens no concelho”, sublinha.
“Santarém tem registado um crescimento significativo ao nível da habitação e da instalação de grandes empresas, em especial no setor da logística. Esse desenvolvimento exige que estejamos preparados, quer na vertente da formação, quer na capacidade operacional. Por isso, o investimento na Proteção Civil, nomeadamente na Companhia de Sapadores Bombeiros e nas Corporações de Bombeiros Voluntários do Concelho, será uma prioridade contínua ao longo deste mandato”, rematou o autarca.
Através da candidatura PT2030 – Área de Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, “está previsto um investimento da autarquia em viaturas e equipamentos destinados às quatro corporações de bombeiros do Concelho”, revela o município.




