A primeira Casa do Benfica 2.0 foi inaugurada esta manhã, pelo presidente do Benfica, Rui Costa, presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves e o presidente da Casa do benfica de Santarém Luís Santos, num evento que contou com a presença de largas centenas de benfiquistas, autarcas locais, elementos da direcção ‘encarnada’ e muitas antigas glórias do clube.
A cerimónia incluiu, pelas 11h30, uma recepção nos Paços do Concelho, seguindo-se a inauguração da Casa 2.0 e um almoço, no Centro Nacional de Exposições.
A manhã iniciou-se com uma recepção nos Paços do Concelho tendo Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia, elogiado a grandeza da marca Benfica e destacado a presença de “muita gente” que se quis associar a esta inauguração.
“Hoje é um dia histórico para Santarém. Já não vejo tanta gente no Largo da Câmara desde uma célebre fotografia de quando Salgueiro Maia regressou a Santarém no 25 de Abril de 1974”, enfatizou.
“Não foi fácil chegar até aqui. Houve muitos contratempos. Como é normal em tudo o que são boas ideias há sempre aqueles que não querem, mas nós não desistimos”, afirmou Ricardo Gonçalves.
Também Rui Costa, presidente do Benfica, considerou este domingo “um dia histórico para o Benfica e para Santarém”.
Agradeceu à Câmara Municipal todo o apoio dado a este projecto. “Um projecto que nasceu com uma grande ambição. Se nós escolhemos Santarém desde o início para a primeira Casa 2.0 mais convictos ficámos desde a primeira recepção que aqui tivemos”, sublinhou Rui Costa.
Considerando as Casas do Benfica espalhadas pelo mundo “os embaixadores do Benfica”, Rui Costa referiu que “a de Santarém não será a única, foi a primeira, e fruto de ser pioneira merecerá toda a atenção quer da nossa direcção quer dos nossos benfiquistas para fazer crescer cada vez mais as nossas Casas do Benfica,” frisou.
O presidente ‘encarnado’ sublinhou ainda que a Casa do Benfica de Santarém “não existirá para servir apenas benfiquistas, estará aberta a toda a gente, a todo o tipo de convívios e é isso que queremos deixar: um espaço que seja importante para toda a cidade”, concluiu.
A nova Casa do Benfica de Santarém está dividida em três áreas de actuação, todas com gestão profissional: o Benfica activo (actividades dos 6 aos 100 anos), o espaço Snack Bar e Restaurante e a Store Benfica.
A Casa do Benfica de Santarém foi a primeira a receber este projecto. Será um espaço aberto das 9h00 às 24h00, a funcionar com actividade desportiva, agarrado a um espaço de restauração e também os serviços do Benfica assegurados por profissionais.
(Ler notícia desenvolvida na edição impressa da próxima sexta-feira.)