No passado dia 25 de Março e na sequência das Comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Município de Santarém e a DECO estabeleceram um novo compromisso, garantindo aos munícipes do Concelho de Santarém um Balcão de Habitação e Energia.

Consiste no apoio ao consumidor na energia, apoio ao consumidor na habitação, formação e educação do consumidor na energia e habitação, capacitação de técnicos na representação dos consumidores e apoio à divulgação.

Informação ao Munícipe sobre direitos e deveres na energia enquanto Serviço Público Essencial; Apoios Sociais no Combate à Pobreza Energética; Programas do Fundo Ambiental para uma Transição Energética; Informação ao Munícipe sobre direitos na habitação (mediação imobiliária, compra, arrendamento e condomínio); Acesso à habitação (crédito habitação, crédito para obras, seguros associados); Apoios sociais no acesso à habitação – acompanhamento a apoios sociais no acesso à habitação; Acompanhamento nas candidaturas a programas a nível local e nacional; Apoios na reabilitação da habitação – Acompanhamento na candidatura a programas a nível local e nacional.

O Município de Santarém é pioneiro em prestar este serviço diferenciado e de proximidade que, e face aos pedidos de informação dos consumidores, considera ser uma boa aposta.

João Teixeira Leite, vereador da Defesa do Consumidor referiu a importância desta parceria que já leva 28 anos, e a importância de “uma vez mais o Município ser pioneiro na instalação deste balcão, a comunidade passa a ter um apoio acrescido em temas tao relevantes como a habitação e a energia, para evitar litigância e ajudar a população a ter acesso a informação útil e prática que é o objectivo”.

Ana Tapadinhas, directora-geral da DECO, que marcou presença na iniciativa, referiu a grande importância destas parcerias se manterem activas para bem dos consumidores assim como a relevância do papel dos Municípios na Defesa dos Direitos e Deveres dos Consumidores devido à grande proximidade com as comunidades, “Santarém é o primeiro Concelho do País a ter esta oferta à população, foi audaz e visionário.”

Esta parceria entre a CMS e a DECO nasceu em 1994 justamente com o objectivo de dar uma melhor resposta às queixas dos consumidores de forma a tornar essas respostas mais rápidas, isentas e eficazes.

Leia também...

Município de Santarém recebe comitiva com 45 alunos oriundos de 11 países

Um grupo com 45 estudantes de diferentes nacionalidades, que participam no projecto “Santarém Funcional”, no Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, foi recebido na…

Inscrições abertas para expositores na Feira Nacional dos Frutos Secos de Torres Novas

Estão abertas as inscrições para os expositores interessados em participar na 33.º Feira Nacional dos Frutos Secos de Torres Novas. O evento terá lugar…

Todos os distritos do continente sob aviso laranja entre hoje e 4.ª feira devido ao calor

 Todos os distritos do continente e a Costa sul da Madeira vão estar sob aviso laranja a partir de hoje e até quarta-feira devido…

Dois feridos em colisão entre moto e ligeiro de passageiros

Em Alpiarça.