A Câmara de Santarém está a elaborar um projeto para a regeneração da frente ribeirinha, com o objetivo de “devolver o rio Tejo à cidade e ao concelho”, anunciou hoje o presidente da autarquia, João Leite.

“A regeneração da frente ribeirinha é uma prioridade […]. Vamos devolver o rio à cidade, ao concelho, resgatando a sua importância enquanto símbolo de vida, história e união”, escreveu o autarca nas suas redes sociais.

De acordo com informação dada à Lusa por João Leite, a Câmara já garantiu 3,5 milhões de euros para a concretização deste projeto, através do programa Portugal 2030. O presidente sublinhou, contudo, que o valor total da intervenção, ainda por apurar, será superior a esta quantia.

O apoio financeiro, de acordo com o autarca, “representa um passo decisivo para transformar em realidade o sonho de devolver o rio Tejo a todos”.

O projeto inclui a criação de um parque verde urbano com o objetivo de rentabilizar a proximidade ao rio.

“Será muito mais do que um espaço físico, será um lugar de encontro, de partilha e de harmonia com a natureza. O rio, este valioso património natural que nos liga ao passado e nos projeta para o futuro, será finalmente devolvido às pessoas, para que todos possam desfrutar da sua beleza, da sua serenidade e do seu potencial enquanto fonte de desenvolvimento e bem-estar”, escreveu João Leite.

Paralelamente, o autarca revelou que está em curso a elaboração de uma proposta de ligação da estação ferroviária da cidade ao Planalto de Santarém.

Trata-se, acrescentou, de um projeto “diferenciador” que visa “aproximar a Ribeira ao Planalto, promover a mobilidade sustentável com o incremento da utilização do comboio e com relevante impacto para o turismo”.

Segundo o responsável, a câmara pretende apresentar estas duas iniciativas no dia 19 de março, Dia de São José e Dia do Concelho, com a divulgação de imagens de ambos os projetos.

Leia também...

Mia Couto nos 85 anos da Biblioteca-Museu

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, realiza, no dia…

População exige solução “poluição ambiental” em aldeia de Torres Novas

A população da aldeia de Parceiros de Igreja, em Torres Novas, exigiu…

Faleceu António José Esteves Amaral

José Amaral, fundador do Centro Cultural Regional de Santarém, faleceu ontem, sendo…
Foto de arquivo

Aberta consulta pública para inscrição da Festa dos Tabuleiros no Património Cultural Imaterial nacional

O anúncio da consulta pública para a inscrição da Festa dos Tabuleiros,…