A Câmara de Santarém, em articulação com a comunidade ucraniana, está a procurar casas para refugiados que chegam ao concelho e poderá enviar um autocarro à Polónia, disse o presidente do município.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse à Lusa que os refugiados que estão a chegar ao concelho estão a ser alojados em casas disponibilizadas por escalabitanos, estando o município a procurar habitações no mercado de arrendamento e a dar apoio logístico aos grupos que se encontram na unidade da Casa Pia de Lisboa, situada na Quinta do Arrife (Amiais de Cima), e em Alcanede.

Segundo o autarca, até ao momento foram disponibilizadas meia dúzia de casas a famílias ucranianas fugidas da guerra, sendo preocupação do município dar uma “reposta mais estruturante”, que “dê soluções de vida”, evitando a permanência em situação precária.

Os serviços da autarquia estão a apoiar na ligação a empresas que disponibilizam postos de trabalho, desde indiferenciados a qualificados, e nos processos de legalização, acrescentou.

Leia também...

“Todos juntos pela inclusão” na Escola Básica e Secundária D. Miguel de Almeida

A Escola Básica e Secundária D. Miguel de Almeida, em Abrantes, acolheu na passada quarta-feira, dia 7 de Junho, uma ação dedicada ao tema…

‘Operação Miríade’ da PJ passa pelo Entroncamento

Operação envolve pessoas ligadas às forças armadas.

Centro Cultural Regional de Santarém promove encontro de fotografia “Fotografar é dar vida”

O Centro Cultural Regional de Santarém vai promover no próximo dia 2 de Junho, pelas 21h00, o encontro de fotografia “Fotografar é dar vida”.…

Ministra admite reforço do Fundo de Apoio Municipal para ajudar autarquias

A ministra da Presidência admitiu hoje o reforço do Fundo de Apoio Municipal e o recurso a outros mecanismos para ajudar os municípios nos…