A Câmara de Santarém, em articulação com a comunidade ucraniana, está a procurar casas para refugiados que chegam ao concelho e poderá enviar um autocarro à Polónia, disse o presidente do município.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse à Lusa que os refugiados que estão a chegar ao concelho estão a ser alojados em casas disponibilizadas por escalabitanos, estando o município a procurar habitações no mercado de arrendamento e a dar apoio logístico aos grupos que se encontram na unidade da Casa Pia de Lisboa, situada na Quinta do Arrife (Amiais de Cima), e em Alcanede.

Segundo o autarca, até ao momento foram disponibilizadas meia dúzia de casas a famílias ucranianas fugidas da guerra, sendo preocupação do município dar uma “reposta mais estruturante”, que “dê soluções de vida”, evitando a permanência em situação precária.

Os serviços da autarquia estão a apoiar na ligação a empresas que disponibilizam postos de trabalho, desde indiferenciados a qualificados, e nos processos de legalização, acrescentou.

Leia também...

Torres Novas assinalou “Mês do Coração”

Cerca de 100 pessoas, de todas as idades, participaram no passado sábado, dia 20 de Maio, no evento de zumba gratuito promovido pelo Município…

Rota dos Vinhos e CVR Tejo apresentam Tejo Wine Route 118 (vídeo)

Iniciativa para alavancar o enoturismo, promovendo o território e os vinhos da região.

Câmara de Abrantes disponibiliza gabinete de apoio ao povo ucraniano

A Câmara Municipal de Abrantes tem disponível, desde o dia 4 de Março, uma Plataforma Municipal, onde se inclui um gabinete de apoio ao…

Realizadora ribatejana vence principal galardão em festival da Islândia

O filme BANN, da realizadora ribatejana Leonor Teles, recebeu hoje o galardão mais importante do principal festival de cinema da Islândia, cuja 20.ª edição…