A Câmara de Santarém, em articulação com a comunidade ucraniana, está a procurar casas para refugiados que chegam ao concelho e poderá enviar um autocarro à Polónia, disse o presidente do município.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse à Lusa que os refugiados que estão a chegar ao concelho estão a ser alojados em casas disponibilizadas por escalabitanos, estando o município a procurar habitações no mercado de arrendamento e a dar apoio logístico aos grupos que se encontram na unidade da Casa Pia de Lisboa, situada na Quinta do Arrife (Amiais de Cima), e em Alcanede.

Segundo o autarca, até ao momento foram disponibilizadas meia dúzia de casas a famílias ucranianas fugidas da guerra, sendo preocupação do município dar uma “reposta mais estruturante”, que “dê soluções de vida”, evitando a permanência em situação precária.

Os serviços da autarquia estão a apoiar na ligação a empresas que disponibilizam postos de trabalho, desde indiferenciados a qualificados, e nos processos de legalização, acrescentou.

Leia também...

Dia Mundial da Árvore assinalado em Santarém com a plantação árvores autóctones

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Santarém procedeu à plantação de seis árvores da espécie olaia (Cercis siliquastrum), no Jardim…

Gala do Desporto Santarém’25 distingue atletas, clubes e homenageia médico Luís Sousa e Silva

O Município de Santarém distinguiu, no passado domingo, atletas e clubes que se destacaram pelas suas conquistas na época desportiva de 2023/2024, durante a…

[VÍDEO] Escola abre inquérito a agressões a aluna no Entroncamento

O Agrupamento de Escolas do Entroncamento instaurou um inquérito de averiguações às agressões a uma aluna de 11 anos, filmadas e divulgadas nas redes…

Câmara Municipal do Cartaxo deu início à requalificação de arruamentos no centro da cidade

A Câmara Municipal do Cartaxo deu início à primeira fase dos trabalhos de requalificação e conservação de arruamentos no centro da cidade. Na primeira…