A Casa do Campino, em Santarém, acolheu hoje, a sessão Distrital do ensino secundário, da 30.º edição do Parlamento dos Jovens, que este ano tem como temática as “Novas Tecnologias -Oportunidades e Desafios para os Jovens”. João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Mara Lagriminha, Deputada da Assembleia da República, Pedro Florêncio, Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e Paula Costa, do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ de Santarém, participaram na sessão de abertura, presidida pelo aluno, Francisco Cruz.
João Teixeira Leite afirmou aos alunos participantes nesta iniciativa, de dezanove (19) escolas do Círculo Eleitoral de Santarém que espera “que estas e outras iniciativas em que possam participar, sejam um estímulo importante para que participem na construção da vossa comunidade”.
O Presidente do Município de Santarém relembrou ainda que “A política vai muito para além do que acontece no Parlamento. São o poder local, as nossas freguesias, são as associações e coletividades. E ao pertencermos a toda essa dinâmica, estamos, todos os dias, a fazer política. A política não é mais do que um veículo para melhorarmos a qualidade de vida das nossas populações, do nosso território, do nosso País. Vocês, são o presente, a nossa esperança na construção do futuro”.
O Parlamento dos Jovens tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade. O programa inclui eleições nas escolas, sessões distritais e uma sessão nacional na Assembleia da República, em que os jovens apresentam e discutem propostas para o País.
O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, particular e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.