Santarém acolherá, de 28 de Junho a 3 de Julho, a Taça do Mundo de Trampolins, que reunirá na cidade os melhores ginastas mundiais, em representação de 35 países, oriundos dos cinco continentes, envolvendo no total, incluindo treinadores e dirigentes, mais de meio milhar de pessoas de todo o mundo.
Este que é um evento com transmissão televisiva assegurada e que vai projectar Santarém à escala mundial é organizado pela Federação Internacional de Ginástica, em parceria com a Federação de Ginástica de Portugal e Gimno Clube de Santarém, contando para isso com um apoio financeiro de 50 mil euros, atribuído pelo Município de Santarém ao clube da cidade.
Logo de seguida, a cidade acolhe a Scalabiscup, marcada para 3 a 6 de Julho: serão, portanto, dois eventos que prometem trazer à cidade a ‘nata’ deste desporto.
Nesta segunda-feira, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, a conferência de imprensa de divulgação da Taça do Mundo e da Scalabis Cup de Ginástica de Trampolins.
Na cerimónia, estiveram presentes Luís Arrais, presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Ricardo Gonçalves, presidente do Município de Santarém, Fernando Gaspar, presidente do Gimno Clube de Santarem e Carlos Coutinho, presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém EM SA
Os quatro representantes das entidades deram a conhecer esta organização conjunta que tem a aprovação da International Gymnastics Federation – FIG (FIG) e realçaram a importância destas competições no meio gímnico mas também na população em geral, no comércio e turismo nacional e local.
Esta será a estreia da Taça do Mundo (WORLD CUP 2023) em Santarém, sendo que esta é uma das maiores organizações da Federação Internacional de Ginástica e a sua realização na cidade é um reconhecimento da qualidade de excelência do Torneio Internacional de Trampolins SCALABIS CUP, que se realiza há 10 anos no concelho.
A realização da Taça do Mundo obrigou a Câmara a antecipar alguns investimentos previstos, nomeadamente na climatização do pavilhão. O município já gastou 33 mil euros na montagem de toda a estrutura de condutas, que ficará em definitivo na nave municipal, onde se realizam as provas, e irá alugar as máquinas de ar condicionado. Para 2024 está prevista a aquisição definitiva desses equipamentos, que já não foi possível contratualizar a tempo desta prova.
“É uma grande mais valia para o futuro do desporto na cidade”, diz Carlos Coutinho, referindo o cada vez maior número de competições e prática desportiva existente em Santarém.
A competição vai ainda obrigar a instalar provisoriamente duas bancadas extra na nave municipal, que ficará com cerca de 900 lugares sentados.
Luís Arrais, presidente da federação, considera que a escolha de Santarém para uma das quatro provas da Taça do Mundo, uma das maiores organizações da Federação Internacional de Ginástica, foi uma espécie de “Euromilhões para o concelho”, sendo esta a primeira vez que se realizam duas provas no mesmo país (Santarém e depois Coimbra).
“Organizamos como os melhores, mas temos uma capacidade que é só nossa: resolvemos os problemas que aparecem na hora”, disse, elogiando o trabalho do Gimno Clube..
Além dos 33 mil euros que a autarquia vai investir na climatização e que já estavam previstos, a Câmara de Santarém aprovou um apoio de 50 mil euros para a realização da Taça do Mundo de Trampolins. Valor que o presidente do município, Ricardo Gonçalves, justifica com o retorno que esta e outras provas trazem para a cidade.
“As grandes provas nacionais e internacionais trazem pessoas que ficam, almoçam, jantam e visitam o concelho. É a imagem que passa e que leva muitos deles a regressarem depois das provas”, disse Ricardo Gonçalves, acrescentando que as empresas especializadas em turismo referem que as provas desportivas são das que trazem maior retorno.
Fernando Gaspar, presidente do Gimno Clube de Santarém, reforçou esta ideia, referindo que devido a estas duas provas a capacidade de alojamento na cidade está esgotada.
O Gimno Clube de Santarém, fundado em 1997, dedica-se à prática de ginástica de trampolins nas suas diversas formas: formação, competição e recreação. Tem ainda uma forte tradição na motricidade infantil para crianças desde os três anos.
Com mais de 25 anos de actividade, esta colectividade surgiu da necessidade que pais, técnicos, ginastas e amigos da modalidade sentiram em criar um Clube próprio para a prática da ginástica desportiva, e para que esta não acabasse no concelho.
Ao longo da sua existência, o Clube tem proporcionado a centenas de jovens de Santarém a prática salutar da ginástica, tendo conquistado vários títulos distritais, regionais, nacionais e até internacionais.
O Gimno Clube leva a ginástica a jovens de diversos escalões etários e sociais, tendo anualmente várias centenas de praticantes, onde se inclui a prestação de apoios a diversos estabelecimentos que acolhem jovens desprotegidos.
Em 2012, foi criada a Scalabiscup, que é actualmente uma prova internacional de referência. A competição nasceu do sonho de poder, um dia, ver na cidade de Santarém a competir os melhores ginastas do mundo, na especialidade de trampolins.