A cidade de Santarém recebeu, no passado dia 25 de Junho, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A recepção da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani teve início no Campus Andaluz do Politécnico de Santarém e seguiu em procissão com paragem junto à Estátua Celestino de Graça, no Largo Cândido dos Reis e na Igreja de Marvila, até ao Jardim das Portas do Sol, onde se realizou a cerimónia de acolhimento dos símbolos.
Ao som do hino oficial da Jornada Mundial da Juventude, foram cerca de 30 entidades, religiosas e não religiosas, da cidade de Santarém que carregaram a cruz peregrina, com 3,8 metros de altura, e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.
A Peregrinação dos Símbolos da JMJ tem sido uma oportunidade única para os fiéis e os jovens de Portugal se aproximarem da mensagem de fé e esperança transmitida pelos Símbolos que representam a união dos jovens católicos de todo o mundo e inspiram a reflexão sobre os valores do Evangelho.
Santarém é uma das cidades de acolhimento que espera receber milhares de jovens peregrinos de todo o Mundo, contando com cerca de 200 voluntários e 100 famílias de acolhimento.
Os símbolos vão permanecer em Santarém até dia 26 de Junho, passando por diversos locais da cidade, como a Câmara Municipal de Santarém, o Jardim da Républica, visita lares de idoso, a rotunda do W Shopping, o Hospital de Santarém e o Lar do Gualdim.
A Peregrinação dos Símbolos teve início em Novembro de 2021 e tem percorrido as diferentes Dioceses de Portugal. Santarém é, assim, a vigésima Diocese a receber a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Uma iniciativa promovida pelo Comité Organizador Paroquial (COP) de Santarém com o apoio da Câmara Municipal.
A passagem da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani de Santarém para Lisboa está prevista para as 22h30 de sexta-feira, estando a cerimónia de acolhimento aos símbolos agendada para sábado, 01 de Julho, às 10h00, no Mosteiro de Alcobaça.
Até ao início da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que decorrerá em Lisboa de 01 a 06 de Agosto, os símbolos vão percorrer o território do Patriarcado.