A Câmara Municipal de Santarém apresentou, na reunião do Executivo Municipal realizada a 24 de fevereiro, o Relatório de Contas, destacando um resultado líquido positivo e uma redução consolidada da dívida em cerca de 2,7 milhões de euros desde meados de fevereiro.

João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, sublinhou o esforço da gestão municipal para manter as contas do município equilibradas. “É importante destacar a redução consolidada da dívida em dezembro, face a meados de fevereiro, na ordem dos 2,7 milhões de euros. Nos últimos 12 anos, a dívida municipal baixou cerca de 70 milhões de euros, estando atualmente abaixo dos 30 milhões”, afirmou.

O autarca salientou ainda que esta evolução resulta de um trabalho conjunto da equipa municipal. “A audácia da gestão e da economia não está apenas em apresentar bons resultados, mas também em otimizar os recursos. Estamos num momento de redução da dívida, mas, em simultâneo, a assistir a investimento público por todo o concelho”, referiu João Teixeira Leite, apontando que este equilíbrio financeiro permitirá à autarquia concretizar as suas ambições a curto, médio e longo prazo.

Execução orçamental e saldo positivo

O relatório apresentado revela que, até ao final do primeiro semestre de 2024, a receita total cobrada registou uma taxa de execução de 36%, prevendo-se o cumprimento da regra de execução de pelo menos 85% até ao final do ano, meta que acabou por ser atingida. Por outro lado, a despesa paga teve uma taxa de execução de 28,7%, refletindo um saldo positivo para o segundo semestre e um aumento de 1,6 milhões de euros face ao saldo anterior.

A autarquia destaca que o património líquido do município aumentou, resultado da redução da dependência de financiamentos externos para a realização das competências municipais.

João Teixeira Leite lembrou que, no final de 2011, a dívida da autarquia ascendia a 99,7 milhões de euros, registando desde então uma redução de 67% ao longo de 12 anos e meio. “A Câmara Municipal de Santarém prossegue um caminho de melhoria da gestão financeira, transparência e maior divulgação das suas contas junto dos vários atores sociais”, reforçou.

Leia também...

Teatro Virgínia recebe peça «Fingir de morte»

No próximo sábado, dia 25 de maio, a partir das 17h30, sobe ao palco do Teatro Virgínia o Atelier Teatral dos Miúdos com a…

Socialistas questionam Governo sobre exploração suinícola em Póvoa da Isenta

Os deputados socialistas pelo círculo de Santarém questionaram o Governo sobre os problemas ambientais causados por uma exploração suinícola na Póvoa da Isenta, localizada junto a…

“Compete às juventudes partidárias a aproximação dos jovens à política”

João Pedro Rabita, presidente da JS de Almeirim.

VÍDEO | FestaAzul angaria mais de 18 mil euros para o projecto JUNTOS

É o sétimo ano consecutivo (desde 2013) que um grupo de amigas se junta para organizar a FestAzul. As ‘Asas Pela Vida’, nome que…