O município de Santarém vai disponibilizar três casas para acolher pessoas em situação de sem-abrigo. A medida insere-se na implementação do modelo ‘Housing First’, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, melhorar o nível de saúde física e mental reduzindo o recurso aos serviços de saúde, judicial e de atendimento e acompanhamento social e aumentar a empregabilidade.

Para esse fim, foi celebrado hoje um protocolo de cooperação que viabiliza, igualmente, a constituição de uma equipa técnica dedicada ao apoio e integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo do Concelho de Santarém

O Centro Humanitário Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha de Santarém viu aprovada uma candidatura submetida à Segurança Social com o objectivo de erradicar até 31/12/2023 as situações criticas das pessoas sem abrigo de Santarém, contando para o efeito com a parceria do Município de Santarém e, ainda, com o apoio mais directo das entidades parcerias do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA), formalmente constituído na sessão Plenária do Conselho Local de Acção Social de 07 de Novembro de 2018.

O NPISA de Santarém integra o Município de Santarém, cabendo-lhe a sua coordenação; o Centro Distrital de Santarém, ISS-IP; o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, IEFP- I.P; o Hospital Distrital de Santarém E.P.E; o ACES Lezíria, ARSLVT; Centro de Respostas Integradas do Ribatejo, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém; o Lar Evangélico Nova Esperança; Associação Picapau e o Centro Humanitário Santarém| Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa.

Tem como missão o cumprimento da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2017-2023 aprovada na Resolução do Conselho de Ministros nº 107/2017 de 25 de Julho.

Leia também...

Ex-funcionários de empresa acusada de corrupção em caso com Moita Flores dizem que projecto era viável

Ex-funcionários da construtora de um parque de estacionamento em Santarém disseram hoje em tribunal, durante o julgamento do caso em que o ex-presidente da…

Correio Centenário: O Carnaval em Santarém

Nas Ruas O entrudo manteve nesta cidade as suas tradições… de sensaboria que há anos vão fazendo grande progresso. Nas ruas, as máscaras primam…

Incêndios: Sistema MacFire alargado de Mação a todo o distrito de Santarém

O sistema MacFire, ferramenta informática criada em Mação para monitorizar o desenvolvimento dos incêndios em tempo real, está a ser implementado em todo o…

Rancho da Fajarda impedido de votar nas autárquicas

O Rancho Folclórico da Fajarda vai marcar presença no Festival Lusófono de Bruxelas, nos dias 10 a 12 de Outubro, representando “com enorme honra…