O município de Santarém vai disponibilizar três casas para acolher pessoas em situação de sem-abrigo. A medida insere-se na implementação do modelo ‘Housing First’, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, melhorar o nível de saúde física e mental reduzindo o recurso aos serviços de saúde, judicial e de atendimento e acompanhamento social e aumentar a empregabilidade.

Para esse fim, foi celebrado hoje um protocolo de cooperação que viabiliza, igualmente, a constituição de uma equipa técnica dedicada ao apoio e integração das Pessoas em Situação de Sem Abrigo do Concelho de Santarém

O Centro Humanitário Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha de Santarém viu aprovada uma candidatura submetida à Segurança Social com o objectivo de erradicar até 31/12/2023 as situações criticas das pessoas sem abrigo de Santarém, contando para o efeito com a parceria do Município de Santarém e, ainda, com o apoio mais directo das entidades parcerias do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA), formalmente constituído na sessão Plenária do Conselho Local de Acção Social de 07 de Novembro de 2018.

O NPISA de Santarém integra o Município de Santarém, cabendo-lhe a sua coordenação; o Centro Distrital de Santarém, ISS-IP; o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, IEFP- I.P; o Hospital Distrital de Santarém E.P.E; o ACES Lezíria, ARSLVT; Centro de Respostas Integradas do Ribatejo, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém; o Lar Evangélico Nova Esperança; Associação Picapau e o Centro Humanitário Santarém| Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa.

Tem como missão o cumprimento da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2017-2023 aprovada na Resolução do Conselho de Ministros nº 107/2017 de 25 de Julho.

Leia também...

Temperaturas máximas continuam esta semana acima da média no continente

As temperaturas máximas em Portugal continental vão manter-se acima da média para o mês de janeiro, entre os 17/19 graus Celsius, ligeiramente abaixo da…

“Não existe nenhum motivo, nem desculpas, para o abandono dos animais de estimação”

Qual é o impacto do abandono de animais de companhia durante o Verão em Santarém? Sabemos, historicamente, que o período de Verão é uma…

Projecto ‘Campo Seguro’ em fase de actualização de dísticos que permitem circulação em zona rural

O projecto ‘Campo Seguro’, que tem por objectivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de…

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprova orçamento de 11 ME para 2022

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) aprovou as linhas estratégicas e o orçamento para 2022, no valor de 11 milhões de…