A Infraestruturas de Portugal (IP)  lançou hoje a empreitada de beneficiação da estrada nacional 362, em Santarém, obra de 3,3 milhões de euros que “não satisfaz” o município.

“Não somos pessoas ingratas, mas sei que falo em nome de todos os autarcas e da população do norte do concelho quando digo que é manifestamente insuficiente”, disse  o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.

Para o autarca, a reposição de pavimento, “não vai ao encontro dos interesses” do município, pois não prevê a almejada correcção do traçado de uma estrada sinuosa que torna morosa a ligação do norte do concelho, onde estão instaladas indústrias “altamente” exportadoras, a Santarém.

“Nenhum Governo percebeu até hoje que esta zona pode ser alavancada com a correcção do traçado”, disse Ricardo Gonçalves, recordando que, anualmente, 12.000 camiões saem das pedreiras da região com pedra que é exportada, “em 80% a 90%, para a China, a Europa, os Estados Unidos da América”, além da existência de importantes indústrias de curtumes (que vendem peles para empresas de alta costura internacionais) e de mobiliário.

Ricardo Gonçalves saudou o facto de a IP ter aceitado realizar a cerimónia de lançamento da empreitada de beneficiação da EN362 na sede da Junta de Freguesia de Alcanede, esperando que o contacto com o “ecossistema económico” ajude a perceber como o tecido empresarial da região “pode crescer exponencialmente se existirem vias de acesso com condições”.

Por outro lado, apontou o impacto deste acesso na própria economia de Santarém, já que a cidade acaba por não beneficiar do poder de compra gerado naquela zona do concelho.

Estimando que o custo global da correção da EN362 se situaria nos oito a nove milhões de euros, o autarca defendeu que o valor agora previsto deveria ser atribuído a uma primeira fase dessa obra, qualificando alguns quilómetros, “e ir fazendo de forma faseada”, tendo em conta as “conhecidas dificuldades da IP”.

Leia também...

Alcanena inaugura exposição “Histórias Imaginadas de Madeira e Cor”

Foi inaugurada no passado sábado, dia 8 de novembro, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, pelo Vereador Gabriel Feitor, a exposição…

Município de Santarém procura voluntários para teatro comunitário “Um canto de liberdade”

O Município de Santarém procura voluntários interessados em participarem no espetáculo comunitário “Um canto de liberdade”. A peça está a ser preparada para assinalar…

“Teremos um Natal diferente, menos aconchegado no calor dos nossos abraços e dos afetos. Mas não deixemos que isso nos desanime”

Paulo Queimado – Câmara Municipal da Chamusca O que está pensado no município para assinalar esta quadra? O Município da Chamusca manteve as iluminações…

UTIS assinala início do ano letivo

A Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS) assinalou o início do ano letivo 2025-2026, com uma cerimónia no Auditório da Escola Superior de…