Foto ilustrativa

O aviso laranja por causa do calor na Madeira e Porto Santo foi prolongado até domingo, assim como o aviso amarelo ativo em nove distritos do continente e nalgumas ilhas dos Açores, neste caso por causa da chuva.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Madeira e no Porto Santo, a persistência de valores muito elevados da temperatura máxima fez estender até às 14:00 de domingo o aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três.

Já nas ilhas açorianas de Santa Maria e São Miguel, o IPMA estendeu até às 00:00 de sábado o aviso amarelo, o menos grave, por causa da precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

Em seis dos nove distritos de Portugal continental onde está ativo o aviso amarelo devido ao calor, o IPMA estendeu-o até às 09:00 de domingo.

Tratam-se dos distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê uma subida da temperatura máxima, que será acentuada no litoral Norte e Centro, e uma pequena subida da temperatura mínima.

As previsões indicam que as temperaturas mínimas vão variar entre os 12ºC (Bragança e Braga) e os 23ºC (Portalegre) e as máximas entre os 27ºC (Guarda e Aveiro) e os 37ºC (Santarém).

Leia também...

Despiste provoca um ferido no IC10

No sentido Almeirim-Santarém.

Centro Social dá nova vida à antiga escola do Arneiro das Milhariças

A Câmara Municipal de Santarém e a Junta de Freguesia do Arneiro…

Homem detido com mais de 6.000 doses de liamba

Militares da GNR detiveram no domingo, em Santarém, um homem, de 31…

H2O promove “jantar solidário” para apoiar centro educativo O Ninho

A “H2O” – Associação de Jovens de Arrouquelas vai realizar, sexta-feira, em…