O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) foi o local escolhido pela Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPP-FN) para realizar a III Conferência “Cidades Verdes”, hoje, sexta-feira, dia 17 de Novembro.
No âmbito da Campanha Europeia “more Green Cities for Europe” e sob o tema “Biodiversidade nas Cidades: a importância dos espaços verdes”, este evento reúne especialistas nacionais e internacionais com o intuito de fortalecer a importância das áreas verdes no espaço urbano e de que forma este investimento se reflete na biodiversidade, clima, economia, bem-estar e coesão social.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu na sessão de abertura que “ao longo dos anos tem havido uma maior consciencialização da importância dos espaços verdes e, por isso, temos apostado em mais espaços verdes no nosso meio urbano, um contributo determinante para o bem-estar dos cidadãos e para a promoção da biodiversidade”. O Presidente conclui dizendo que “existem vários projetos que visam o reforço da estrutura arbórea, contribuindo para a melhoria do microclima urbano”.
Esta iniciativa pretende também alertar os decisores políticos responsáveis pelo planeamento urbano e outros para a que a expansão urbana seja feita de maneira sustentável, conservando o refúgio de biodiversidade vegetal e animal e facilitando a ligação entre os ecossistemas naturais de cidades diferentes.
A conferência dividiu-se em três painéis: o primeiro denominado “O Desenvolvimento Urbano e Biodiversidade dos Espaços Verdes”, o segundo “Natureza, Clima e Biodiversidade nas Cidades Verdes” e o último “Valorização dos Espaços Verdes como resposta aos Desafios Socioambientais”.
Em simultâneo, decorreu a II Exposição de “Plantas e Flores de Portugal”, onde se destaca a produção nacional e a forma como se tem vindo a adaptar às exigências da construção e manutenção dos espaços verdes urbanos.