Foto: GIUSEPPE LAMI/LUSA

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disse estar convicto de que Leão XIV, hoje eleito Papa, vai continuar o trabalho do seu antecessor e deseja que visite a Cova da Iria.

“É minha convicção de que este homem que tinha sido escolhido pelo Papa Francisco para tarefas dentro da Igreja continuará aquilo que foi o pontificado que o antecedeu, o pontificado do Papa Francisco, um homem atento às dores e às feridas da Igreja e do mundo em que vivemos”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, numa mensagem vídeo disponibilizada à comunicação social.

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi hoje eleito Papa, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.

Nascido em Chicago, Estados Unidos, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.

Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.

O reitor do santuário adiantou que “a Igreja alegra-se sempre com a eleição de um novo Papa”, reconhecendo que “há sempre uma expectativa que rodeia estes momentos, de ‘sede vacante’, a expectativa em relação a quem será o eleito, quem será o escolhido”.

“Do ponto de vista de fé, nós acreditamos que é escolhido aquele que o Senhor entende que é a pessoa oportuna para o momento de vida da Igreja e do mundo que estamos a atravessar”, salientou, acrescentando: “Foi escolhido o Papa Leão XIV e, por isso, alegramo-nos com ele”.

Segundo o reitor do maior templo mariano do país, “um dos aspetos fundamentais de Fátima é esta comunhão com o Papa”.

“E, por isso, Leão XIV agora é o nosso Papa, aquele a quem estamos unidos”.

Para o reitor, este também é um momento para desejar que “ele possa visitar Fátima”, lembrando que alguns dos cardeais de quem se falava para a sucessão de Francisco já estiveram em Fátima.

“O cardeal Prevost, agora Leão XIV, não esteve e, por isso, o meu grande desejo é que ele possa visitar este santuário, fazer a experiência de oração neste santuário e experimentar aqui a força da oração dos peregrinos pelo Santo Padre”, declarou o padre Carlos Cabecinhas.

O primeiro Papa a visitar o Santuário de Fátima foi Paulo VI, em 1967, seguindo-se João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000. Nesta última deslocação, presidiu à beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. 

Bento XVI esteve no Santuário de Fátima em 201, assinalando o décimo aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta Marto.

O Papa Francisco deslocou-se a Fátima em 2017, no centenário dos acontecimentos da Cova da Iria e para canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto, e em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

Leia também...

O Pai Natal já chegou ao W Shopping (Vídeo)

O W Shopping, em Santarém, abriu a época natalícia na tarde de sábado, 26 de Novembro. Para assinalar a data, a figura mais popular…

Mais de 30 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural,…

Homem em prisão preventiva por abuso sexual de duas irmãs menores

Um homem de 25 anos ficou em prisão preventiva por ser suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas irmãs, entre os 6…

Mação aprova orçamento de 12,8 milhões de euros

Menos 6,5 por cento do que em 2021.