A congregação “As Criaditas dos Pobres”, criada em Coimbra em 1924, vai ser a destinatária das receitas dos peditórios das missas da quadra do Natal e Ano Novo no Santuário de Fátima.

“As Criaditas dos Pobres” têm como carisma o serviço aos mais pobres, tendo, no seu início, fundado um jardim de infância destinado a acolher as crianças desfavorecidas que não tinham onde ficar, para as mães poderem trabalhar.

“Criada também pelas Criaditas em 1933, foi a Cozinha Económica, que funciona até hoje, e que continua a servir os mais desfavorecidos com refeições completas, por um preço simbólico. Neste momento são servidas anualmente mais de 100 mil refeições. Actualmente esta obra social conta com 22 irmãs”, refere o Santuário de Fátima.

Segundo o Santuário, os destaques do programa de celebrações naquele período vão para as missas de dia 24, às 23:00, de dia 25, às 11:00, bem como de dia 26, também às 11:00, todas na Basílica da Santíssima Trindade.

No dia 31 de Dezembro, haverá missa de Ação de Graças, na Basílica da Santíssima Trindade pelas 22:00, seguindo-se a oração do terço na Capelinha das Aparições.  Pelas 00:00, haverá um gesto pela paz e o toque do carrilhão, sendo os peregrinos convidados a fazer a consagração do novo ano.

No dia 01 de Janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, será celebrada a habitual missa pelas 11:00 na Basílica da Santíssima Trindade, onde também será celebrada missa às 15:00, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, seguida de Procissão Eucarística.

O Santuário de Fátima sublinha que, “à semelhança do que aconteceu em 2020, a osculação do Menino, é substituída por um gesto com uma vénia devido à situação de pandemia por covid-19”.

Leia também...

Inês Oliveira lança livro “Sentires Especiais” na Sala de Leitura Bernardo Santareno

Inês Oliveira vai apresentar o seu livro “Sentires Especiais” a 11 de Maio na Sala de Leitura Bernardo Santareno. A apresentação do livro “Sentires…

Detectado foco de infecção por gripe das aves em Alpiarça

Portugal tem agora confirmados cinco focos de infecção pela gripe das aves, após o vírus ter sido detectado num ganso selvagem encontrado morto em…

Utentes do Médio Tejo pedem soluções para que urgências se mantenham abertas

 A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo apelou à procura de soluções para que se mantenham abertos os serviços de urgência da…

Enfermeiros do Hospital de Santarém marcam três dias de greve

Os enfermeiros do Hospital de Santarém marcaram uma greve de três dias a partir de terça-feira em protesto contra a “situação grave” provocada pela…