A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira é uma união de freguesias piloto no Projecto Rede Freguesias da AEDPHCS – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém. A coordenar o projecto está a Comissão Social de Freguesias desta união de freguesias.

O Projecto, que já vem a ser pensado e desenvolvido à algum tempo, reúne agora condições para realizar as primeiras sessões públicas, nas quais partilha com a população os objectivos e forma de realização.

As reuniões terão lugar no dia 11 deste mês e a duração de uma hora por localidade: das 20h00 às 21h00 na edifício da antiga Junta de Freguesia de Vale de Figueira; das 21h15 às 22h15 na Casa Convívio de São Vicente do Paúl.

O tema “O nosso património – recolha, estudo e defesa”  é o mote nos cartazes que apelam à participação cívica, com as Igrejas matriz de São Vicente do Paúl e de Vale de Figueira a chamar a população.

O projecto valoriza a proximidade e cooperação de todos, para que o património cultural das freguesias em todas as suas vertentes, não caia no esquecimento. Trata-se da recolha de informação acerca do património imaterial: saberes e ofícios tradicionais, tradições festivas e tradições orais; património material: lugares, edifícios e objectos e ainda relevância para a pessoa, histórias de vida, entrevistas e árvores genealógicas.

A autarquia junta-se assim à Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém, escolas, paróquia e toda a comunidade, para a realização deste projecto, como adianta em nota enviada ao Correio do Ribatejo.

Leia também...

Município de Tomar investiu 1,1 ME na Festa dos Tabuleiros em 2023

A Câmara Municipal de Tomar investiu em 2023 um milhão e 100 mil euros na Festa dos Tabuleiros, tendo a cidade recebido cerca de…

Centro Cultural Recreativo Fontaínhas Graínho: 50 Anos ao serviço da comunidade

O Centro Cultural Recreativo Fontaínhas Graínho (CCRFG) assinalou o seu 50.º Aniversário com uma sessão solene no passado sábado (dia 8) e um almoço…

Máscara na rua deixa de ser obrigatória

Mas é recomendada em algumas situações.

Três homens suspeitos de furtos detidos pela GNR

A Guarda Nacional Republicana deteve três homens, com idades entre os 26 e os 50 anos, por furto em residência, no concelho de Mação.…