A União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira é uma união de freguesias piloto no Projecto Rede Freguesias da AEDPHCS – Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém. A coordenar o projecto está a Comissão Social de Freguesias desta união de freguesias.

O Projecto, que já vem a ser pensado e desenvolvido à algum tempo, reúne agora condições para realizar as primeiras sessões públicas, nas quais partilha com a população os objectivos e forma de realização.

As reuniões terão lugar no dia 11 deste mês e a duração de uma hora por localidade: das 20h00 às 21h00 na edifício da antiga Junta de Freguesia de Vale de Figueira; das 21h15 às 22h15 na Casa Convívio de São Vicente do Paúl.

O tema “O nosso património – recolha, estudo e defesa”  é o mote nos cartazes que apelam à participação cívica, com as Igrejas matriz de São Vicente do Paúl e de Vale de Figueira a chamar a população.

O projecto valoriza a proximidade e cooperação de todos, para que o património cultural das freguesias em todas as suas vertentes, não caia no esquecimento. Trata-se da recolha de informação acerca do património imaterial: saberes e ofícios tradicionais, tradições festivas e tradições orais; património material: lugares, edifícios e objectos e ainda relevância para a pessoa, histórias de vida, entrevistas e árvores genealógicas.

A autarquia junta-se assim à Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico Cultural de Santarém, escolas, paróquia e toda a comunidade, para a realização deste projecto, como adianta em nota enviada ao Correio do Ribatejo.

Leia também...

Portugal continental mantêm-se com avisos devido à chuva

Todos os distritos do continente estão hoje e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos quais a vermelho por…

Assegurados 1,5ME para construção da residência da Escola Superior de Desporto

O orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para 2023 contempla uma verba de 1,5 milhões de euros destinada à conclusão da…

Mais de 2.100 acções da GNR na operação de segurança da peregrinação a Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou mais de 2.100 acções no âmbito da operação “Peregrinação Segura 2022”, que visou a manutenção da segurança durante…

Despiste de tractor provoca uma vítima mortal

Um homem morreu na sequência de um despiste de um tractor numa propriedade agrícola ao final da manhã desta sexta-feira, 7 de Janeiro, na…