Decorreu entre 4 e 9 de Março, no Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES), o 2º encontro Erasmus+ com as escolas da Finlândia (Kauhajoen lukio school de Kauhajoki) e da Alemanha (Europaschule Langerwehe Gesamtschul – Colónia) no âmbito dos projectos Sustainable Future: “North meets South II” e “European Democracy”.

Os alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos ficaram alojados em casas de famílias de alunos portugueses o que representou uma experiência intercultural única e inesquecível para todos.

Foram 6 dias de muita amizade, cooperação, alegria e espírito positivo, onde uma comitiva constituída por 57 alunos e professores de 3 nacionalidades diferentes (dos quais 15 alemães e 12 finlandeses) realizaram workshops, aulas assistidas, atividades desportivas, visitas sociais e passeios locais e pela região.

Foi uma semana diferente onde imperou a exaltação dos princípios e valores europeus, a troca de conhecimentos e a partilha de experiências pessoas e profissionais, a aquisição de novas competências sociais e linguísticas e o desenvolvimento de uma excelente relação de confiança entre as escolas envolvidas. A semana terminou com um jantar final de despedida onde foram distribuídos certificados e lembranças.

Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para todos os participantes e respetivas famílias, que promete continuar no próximo mês de abril com a visita à Finlândia de um grupo de professores e alunos do AES.

Leia também...

“Esta é uma Escola onde cada estudante tem nome”

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinalou na terça-feira, dia 16, os seus 50 anos ao serviço da comunidade e do ensino…

Politécnico de Santarém firma protocolo com o Grupo Jerónimo Martins

No âmbito das ações que o Politécnico de Santarém dedica à temática da Empregabilidade e do Empreendedorismo, foi assinado no dia 22 de Junho…

Teatro Sá da Bandeira recebe o espetáculo “Filar”

O espetáculo “Filar” da Companhia Antonella D’Ascenzi subiu ao palco do Teatro Sá da Bandeira a 7 e 8 de Maio. “Filar” é o…

Homem apanhado em flagrante a abrir sepultura no cemitério da Póvoa da Isenta

Um homem, de 39 anos, foi identificado pela GNR por ser suspeito de dois levantamentos não autorizados de cadáveres sepultados no cemitério da Póvoa…