Decorreu entre 4 e 9 de Março, no Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES), o 2º encontro Erasmus+ com as escolas da Finlândia (Kauhajoen lukio school de Kauhajoki) e da Alemanha (Europaschule Langerwehe Gesamtschul – Colónia) no âmbito dos projectos Sustainable Future: “North meets South II” e “European Democracy”.

Os alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos ficaram alojados em casas de famílias de alunos portugueses o que representou uma experiência intercultural única e inesquecível para todos.

Foram 6 dias de muita amizade, cooperação, alegria e espírito positivo, onde uma comitiva constituída por 57 alunos e professores de 3 nacionalidades diferentes (dos quais 15 alemães e 12 finlandeses) realizaram workshops, aulas assistidas, atividades desportivas, visitas sociais e passeios locais e pela região.

Foi uma semana diferente onde imperou a exaltação dos princípios e valores europeus, a troca de conhecimentos e a partilha de experiências pessoas e profissionais, a aquisição de novas competências sociais e linguísticas e o desenvolvimento de uma excelente relação de confiança entre as escolas envolvidas. A semana terminou com um jantar final de despedida onde foram distribuídos certificados e lembranças.

Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para todos os participantes e respetivas famílias, que promete continuar no próximo mês de abril com a visita à Finlândia de um grupo de professores e alunos do AES.

Leia também...

Chamusca inaugura a maior festa do concelho

A Chamusca inaugurou hoje a maior festa do concelho, a Semana da Ascensão. A cerimónia de abertura oficial decorreu pelas 16h30 e contou com…

Bombeiros de Ferreira do Zêzere e Vila de Rei realizaram exercício conjunto

Os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere, com apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila de Rei, realizaram esta quarta-feira, 25 de Outubro,…

Marcelo dá aula na Escola Sá da Bandeira em Santarém

O presidente da República leccionou, esta manhã, uma aula na Escola Secundária de Sá da Bandeira, em Santarém. Perante cerca de seis centenas de…

“Queremos que o Politécnico se afirme como uma instituição tecnológica de inovação aplicada”

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) assinala, no próximo dia 05 de Junho, os seus 43 anos de serviço à comunidade com uma Sessão…