Decorreu entre 4 e 9 de Março, no Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES), o 2º encontro Erasmus+ com as escolas da Finlândia (Kauhajoen lukio school de Kauhajoki) e da Alemanha (Europaschule Langerwehe Gesamtschul – Colónia) no âmbito dos projectos Sustainable Future: “North meets South II” e “European Democracy”.

Os alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos ficaram alojados em casas de famílias de alunos portugueses o que representou uma experiência intercultural única e inesquecível para todos.

Foram 6 dias de muita amizade, cooperação, alegria e espírito positivo, onde uma comitiva constituída por 57 alunos e professores de 3 nacionalidades diferentes (dos quais 15 alemães e 12 finlandeses) realizaram workshops, aulas assistidas, atividades desportivas, visitas sociais e passeios locais e pela região.

Foi uma semana diferente onde imperou a exaltação dos princípios e valores europeus, a troca de conhecimentos e a partilha de experiências pessoas e profissionais, a aquisição de novas competências sociais e linguísticas e o desenvolvimento de uma excelente relação de confiança entre as escolas envolvidas. A semana terminou com um jantar final de despedida onde foram distribuídos certificados e lembranças.

Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para todos os participantes e respetivas famílias, que promete continuar no próximo mês de abril com a visita à Finlândia de um grupo de professores e alunos do AES.

Leia também...

Desfile académico anima ruas de Santarém (vídeo e galeria de fotos)

O Desfile dos Caloiros do Instituto Politécnico de Santarém voltou a animar as ruas da cidade, na tarde de quarta-feira, 2 de Novembro. Os…

Município de Alpiarça Promove Passeio Cultural

Nos dias 27 e 28 de Junho, o Município de Alpiarça, em parceria com a Junta de Freguesia, organizou um Passeio Cultural a Peniche…

Função Pública com tolerância de ponto no Carnaval

O primeiro-ministro, António Costa, assinou um despacho que concede tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, dia 5 de Março, aos trabalhadores em funções…

Trabalhadores do Centro de Apoio Social da Carregueira em greve parcial por pagamentos em atraso

Os trabalhadores do Centro de Apoio Social da Carregueira, no concelho da Chamusca, distrito de Santarém, estiveram em greve ontem à tarde, exigindo o pagamento…