Decorreu entre 4 e 9 de Março, no Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES), o 2º encontro Erasmus+ com as escolas da Finlândia (Kauhajoen lukio school de Kauhajoki) e da Alemanha (Europaschule Langerwehe Gesamtschul – Colónia) no âmbito dos projectos Sustainable Future: “North meets South II” e “European Democracy”.

Os alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos ficaram alojados em casas de famílias de alunos portugueses o que representou uma experiência intercultural única e inesquecível para todos.

Foram 6 dias de muita amizade, cooperação, alegria e espírito positivo, onde uma comitiva constituída por 57 alunos e professores de 3 nacionalidades diferentes (dos quais 15 alemães e 12 finlandeses) realizaram workshops, aulas assistidas, atividades desportivas, visitas sociais e passeios locais e pela região.

Foi uma semana diferente onde imperou a exaltação dos princípios e valores europeus, a troca de conhecimentos e a partilha de experiências pessoas e profissionais, a aquisição de novas competências sociais e linguísticas e o desenvolvimento de uma excelente relação de confiança entre as escolas envolvidas. A semana terminou com um jantar final de despedida onde foram distribuídos certificados e lembranças.

Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para todos os participantes e respetivas famílias, que promete continuar no próximo mês de abril com a visita à Finlândia de um grupo de professores e alunos do AES.

Leia também...

NERSANT contou com 220 participantes em webinares sobre Segurança e Saúde no Trabalho

A Associação Empresarial da Região de Santarém ( NERSANT) realizou, em parceria…

Semana Europeia da Mobilidade 2018 assinalada em Santarém com várias actividades

As iniciativas que assinalam em Santarém a Semana Europeia da Mobilidade estão…

Registado novo máximo diário de infecções

Portugal registou 65.706 novas infecções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24…

União de Santarém realiza recolha de bens alimentares para o Lar de Santo António

A União Desportiva de Santarém, irá realizar uma recolha de bens alimentares…