Concertos, exposições, mostra de actividades económicas, gastronomia, desporto e homenagens integraram o programa das Festas do Concelho de Sardoal, que decorreu de sábado à passada segunda-feira (dia 23 de Setembro), e que celebraram os 493 anos da elevação de Sardoal à categoria de vila.
O programa das Festas do Concelho de Sardoal sofreu alterações devido ao decreto do Governo de Luto Nacional pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias.
Toda a animação prevista para a passada sexta-feira, 20 de Setembro, foi cancelada. A Mostra de Saberes e Sabores e as tasquinhas estiveram a funcionar normalmente sem música e a animação programada para depois das 00h00 manteve-se inalterada.
Deste modo, a cerimónia de abertura das Festas do Concelho só aconteceu no passado sábado, dia 21, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e a inauguração da Exposição “Meio Século de Paixão pela Fotografia”, de Conde Falcão, decorreu de seguida, bem como a apresentação do livro “Dias Festivos na Terra”, de José Geraldo e Conde Falcão, no Centro Cultural Gil Vicente.
A animação musical que estava prevista para sexta-feira passou para a segunda-feira, dia 23, com a actuação do Grupo de Concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos”, e o Concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, na Praça da República.
No palco principal, a Filarmónica União Sardoalense com Quinta do Bill, actuou no sábado, e no domingo teve lugar a Festa M80, destaques de um programa diversificado e “pensado para os vários tipos de público, integrando grupos de diferentes estilos” musicais.
Existiram mais dois palcos com animação musical, um na Mostra de Saberes e Sabores, com espectáculos à tarde e ao início da noite, e outro no espaço das tasquinhas, onde a animação tinha início após terminarem as actuações no palco principal.
A Mostra de Saberes e Sabores teve “o que de melhor se produz no concelho e na região”, com a Praça Nova a acolher cerca de 20 pavilhões com artesanato, trabalhos em cerâmica, trapologia, artigos em palha, bijuteria em diversos materiais, bordados, costura criativa, ilustração, objectos em sola, ilustração e artigos em madeira, entre outros.
Houve ainda espaço para a doçaria local, as compotas, os vinhos e licores.
No dia do concelho, domingo, o programa arrancou com o XX Festival Hípico de Sardoal, e à tarde a Câmara entregou distinções e Medalhas de Mérito Concelhio.
As cerimónias oficiais tiveram lugar no centro cultural, às 18h00, num momento em que foram entregues três Medalhas de Mérito Concelhio para “reconhecer e perpetuar o trabalho de António Conde Falcão, Fernando da Silva Rosa e Pedro Manuel Machado”, além de serem distinguidos os trabalhadores da autarquia que completaram 25 anos ou mais de serviço e os que se aposentaram no último ano.
António Manuel Conde Falcão foi homenageado pelo seu “indiscutível contributo para a cultura e para as artes do concelho, assim como pela preservação do património humano, edificado, material e imaterial que a sua fotografia registou ao longo de anos”.
Já Fernando da Silva Rosa foi distinguido “pelo trabalho que desenvolveu e que foi de fulcral importância no processo de transição do Estado Novo para a democracia no concelho de Sardoal e para o crescimento do tecido associativo”.
Pedro Manuel Machado, actual secretário de Estado do Turismo, foi reconhecido “pelo seu elevado contributo para o desenvolvimento do turismo no Sardoal ao longo dos anos em que presidiu à Entidade Regional do Turismo do Centro”.
Sardoal subiu à categoria de vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de Setembro de 1531.