Distinções a trabalhadores da autarquia
Distinções a trabalhadores da autarquia

Concertos, exposições, mostra de actividades económicas, gastronomia, desporto e homenagens integraram o programa das Festas do Concelho de Sardoal, que decorreu de sábado à passada segunda-feira (dia 23 de Setembro), e que celebraram os 493 anos da elevação de Sardoal à categoria de vila.

O programa das Festas do Concelho de Sardoal sofreu alterações devido ao decreto do Governo de Luto Nacional pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias. 

Toda a animação prevista para a passada sexta-feira, 20 de Setembro, foi cancelada. A Mostra de Saberes e Sabores e as tasquinhas estiveram a funcionar normalmente sem música e a animação programada para depois das 00h00 manteve-se inalterada. 

Deste modo, a cerimónia de abertura das Festas do Concelho só aconteceu no passado sábado, dia 21, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e a inauguração da Exposição “Meio Século de Paixão pela Fotografia”, de Conde Falcão, decorreu de seguida, bem como a apresentação do livro “Dias Festivos na Terra”, de José Geraldo e Conde Falcão, no Centro Cultural Gil Vicente. 

A animação musical que estava prevista para sexta-feira passou para a segunda-feira, dia 23, com a actuação do Grupo de Concertinas “Os Terra da Couve de Valhascos”, e o Concerto de Sebastião Antunes & Quadrilha, na Praça da República.

No palco principal, a Filarmónica União Sardoalense com Quinta do Bill, actuou no sábado, e no domingo teve lugar a Festa M80, destaques de um programa diversificado e “pensado para os vários tipos de público, integrando grupos de diferentes estilos” musicais.

Existiram mais dois palcos com animação musical, um na Mostra de Saberes e Sabores, com espectáculos à tarde e ao início da noite, e outro no espaço das tasquinhas, onde a animação tinha início após terminarem as actuações no palco principal.

A Mostra de Saberes e Sabores teve “o que de melhor se produz no concelho e na região”, com a Praça Nova a acolher cerca de 20 pavilhões com artesanato, trabalhos em cerâmica, trapologia, artigos em palha, bijuteria em diversos materiais, bordados, costura criativa, ilustração, objectos em sola, ilustração e artigos em madeira, entre outros.

Houve ainda espaço para a doçaria local, as compotas, os vinhos e licores.

No dia do concelho, domingo, o programa arrancou com o XX Festival Hípico de Sardoal, e à tarde a Câmara entregou distinções e Medalhas de Mérito Concelhio.

As cerimónias oficiais tiveram lugar no centro cultural, às 18h00, num momento em que foram entregues três Medalhas de Mérito Concelhio para “reconhecer e perpetuar o trabalho de António Conde Falcão, Fernando da Silva Rosa e Pedro Manuel Machado”, além de serem distinguidos os trabalhadores da autarquia que completaram 25 anos ou mais de serviço e os que se aposentaram no último ano.

Medalha de Mérito Concelhio para António Conde Falcão
Medalha de Mérito Concelhio para António Conde Falcão

António Manuel Conde Falcão foi homenageado pelo seu “indiscutível contributo para a cultura e para as artes do concelho, assim como pela preservação do património humano, edificado, material e imaterial que a sua fotografia registou ao longo de anos”.

Já Fernando da Silva Rosa foi distinguido “pelo trabalho que desenvolveu e que foi de fulcral importância no processo de transição do Estado Novo para a democracia no concelho de Sardoal e para o crescimento do tecido associativo”.

Medalha de Mérito Concelhio para Fernando da Silva Rosa
Medalha de Mérito Concelhio para Fernando da Silva Rosa

Pedro Manuel Machado, actual secretário de Estado do Turismo, foi reconhecido “pelo seu elevado contributo para o desenvolvimento do turismo no Sardoal ao longo dos anos em que presidiu à Entidade Regional do Turismo do Centro”.

Sardoal subiu à categoria de vila, por Carta de Mercê, passada por D. João III, em 22 de Setembro de 1531.

Medalha de Mérito Concelhio para Pedro Manuel Machado
Medalha de Mérito Concelhio para Pedro Manuel Machado
Leia também...

Golegã e Rio Maior com incidência acima do limite para desconfinar

Os concelhos da Golegã e Rio Maior são os únicos do distrito…

Acidente com veículo de bombeiros provoca 5 feridos, um deles grave

Um acidente a envolver um veículo de bombeiros de Samora Correia, concelho…

Líder do PSD diz que projecto de Aeroporto com localização em Santarém “deve ser ponderado”

O presidente do PSD admitiu que pode haver condições para “uma convergência…

Uma Escola do presente a preparar-se para o futuro

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinala, no próximo dia…