O programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” está a ser implementado no Concelho de Sardoal, através do Gabinete Municipal de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros e em colaboração com as Juntas de Freguesia. 

A sessão de apresentação do programa decorreu no dia 6 de Junho, no Centro Cultural Gil Vicente e contou com a presença dos “Oficiais de Segurança Local” dos aglomerados populacionais do Concelho de Sardoal, que, em caso de emergência, têm como missão servir de elo de ligação entre a população e os Agentes de Proteção Civil.

O programa procura garantir uma maior protecção das localidades em caso de incêndio rural ou outros sinistros e tem como objectivos, entre outros, incentivar a consciência colectiva de que a protecção é uma responsabilidade de todos, apoiar o poder local na promoção da segurança, implementar estratégias de protecção das localidades face a incêndios rurais e sensibilizar as populações para a adopção de práticas que minimizem o risco de incêndio.

A execução de “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” resulta de um protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Leia também...

3ª Etapa de Canoagem Mais Lezíria com mais de 60 participantes

O Rio Tejo recebeu a 3ª Etapa de Canoagem Mais Lezíria, no passado dia 17 de Junho, no âmbito do Projeto Mais Tejo Mais…

Areeiros acusados de pôr em risco nó de Rio Maior do IC2 começaram a ser julgados

Dois areeiros acusados da exploração de inertes que geraram desabamentos próximo do nó de Rio Maior do IC2, obrigando ao corte da estrada em…

Autárquicas: Debate de Benavente visto por 13 mil pessoas. Hoje é a vez da Golegã

Os Jornais Correio do Ribatejo, O Almeirinense e Rede Regional, e as rádios RCA Ribatejo (104.0 FM) e a Rádio Bonfim (104.9 FM), prosseguem…

Chamusca apoia jovens estudantes nas provas de aptidão profissional

O Município da Chamusca tem apoiado os jovens estudantes do ensino secundário do concelho na realização das suas Provas de Aptidão Profissional (PAP), nomeadamente…