O Protocolo de Colaboração, entre o Município do Entroncamento, a Secretaria Geral da Administração Interna (SGAI) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), foi assinado nos Paços do Concelho, na sexta-feira, 11 de Janeiro, tendo em vista a celebração de contrato administrativo para a construção de novas instalações para a Esquadra da PSP do Entroncamento, um momento que contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, que o homologou.

O Município do Entroncamento, embora tenha desenvolvido acções para melhoria das instalações onde a Esquadra da PSP está instalada actualmente, nomeadamente criando condições para receber uma brigada de intervenção rápida, há muito que considera que a infraestrutura não apresenta condições condizentes com as necessidades operacionais de uma força de segurança.

Ciente da necessidade de dotar a cidade de instalações adequadas ao desempenho da missão policial, o Município do Entroncamento desenvolveu esforços junto do Ministério da Administração Interna para que a nova Esquadra da PSP do Entroncamento pudesse ser enquadrada na execução do Programa de Modernização e Operacionalidade das Forças e Serviços de Segurança, desenvolvido pela Secretaria Geral da Administração Interna.

Neste âmbito surge o Protocolo de Colaboração, assinado hoje, e que “deu início ao caminho que permitirá concretizar um dos anseios mais antigos da população e das Forças de Segurança do Entroncamento”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria.

O Presidente da Câmara Municipal acrescentou “hoje é um dia importante para o Entroncamento porque a concretização deste projecto, é um elemento de vital importância na estratégia de segurança e bem-estar que temos para o concelho. As dinâmicas sociais e humanas do Entroncamento necessitam, hoje de um modelo de policiamento pró-activo e a nova esquadra moderna e dotada de meios técnicos irá facilitar esse trabalho”.

O Director Nacional da PSP, Superintendente Chefe Luís Farinha afirmou que “A cidade do Entroncamento merece uma nova esquadra… é prioridade melhorar e reforçar os meios que permitem um policiamento de proximidade, eficaz e eficiente” e referiu ainda o seu regozijo por esta parceria com o Município que permite celeridade neste processo.

A Secretária de Estado, Isabel Oneto, salientou “que este investimento é mais do que merecido e permitirá dar melhores condições aos que lá trabalham mas também à população em geral, a nova esquadra é um símbolo de segurança”, realçou ainda o papel social que muitas vezes é exercido, com o “apoio prestado a pessoas em isolamento social que não têm uma rede familiar de suporte”. Manifestou ainda o agradecimento à Câmara Municipal do Entroncamento pelo empenho no processo, nomeadamente com a cedência do terreno em regime de comodato e pela responsabilidade no projecto de execução e sublinhou a extrema importância nas parcerias com as Câmaras Municipais porque “os autarcas são quem melhor conhece os seus cidadãos”.

Leia também...

Valor mínimo do subsídio de desemprego sobe para cerca de 505 euros

O limite mínimo do subsídio de desemprego vai subir no próximo ano dos actuais 438,81 euros para um valor próximo de 505 euros, segundo…

Dia Aberto do Núcleo Nersant de Santarém reuniu mais de 80 empresas na Startup Santarém

Dezenas de empresas marcaram presença no dia 14 de Novembro na Startup Santarém, a fim de acompanharem o Dia Aberto do Núcleo NERSANT. Uma…

Biblioteca Municipal do Cartaxo recebeu João Tordo em dia de aniversário  

A Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita recebeu uma visita especial no dia do seu aniversário – que se assinalou a 2 de Dezembro – o…

Marta Carvalho com dupla vitória no encerramento da Taça de Portugal

A edição de 2022 da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa chegou ao fim no passado domingo, com a entrega dos títulos…