O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, vai presidir às cerimónias da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, informou hoje esta instituição.

Pietro Parolin já presidira a uma peregrinação em Fátima em outubro de 2016, meses antes da presença naquele santuário do Papa Francisco, para as comemorações do 100.º aniversário das aparições, em maio de 2017, quando canonizou os videntes Francisco e Jacinta Marto.

Esta presença em maio de Parolin em Fátima acontecerá também poucos meses antes de nova vinda do Papa a Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), agendada para agosto.

Pietro Parolin é cardeal desde 12 de janeiro de 2014, tendo recebido a ordenação episcopal das mãos do Papa Bento XVI, em 12 de setembro de 2009, tendo sido nomeado em 31 de agosto de 2013, pelo Papa Francisco, secretário de Estado do Vaticano.

Também já é conhecido o presidente das cerimónias de outra grande peregrinação ao Santuário de Fátima, no mês de agosto, poucos dias depois de encerrada a JMJ. Trata-se de Filomeno do Nascimento Dias, arcebispo de Luanda.

Filomeno Dias foi ordenado padre em 30 de outubro de 1983, tendo sido nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo de Luanda em 08 de dezembro de 2014.

O novo ano pastoral do Santuário de Fátima, que se iniciou em 26 de novembro de 2022, tem como tema “Maria Levantou-se e partiu apressadamente” e tem a sua ação focada na preparação da JMJ, com uma programação dirigida aos jovens que por ali passarão nos próximos meses.

Leia também...

Correio Centenário: União Desportiva de Santarém conquista a Taça de Portugal pela segunda vez consecutiva

União Desportiva de Santarém arrebatou pela segunda vez consecutiva a 35.ª edição da Taça de Portugal, em Seniores/Femininos, ao bater, no passado domingo, dia…

Ex-presos políticos relatam experiências no Centro Humberto Delgado em Torres Novas

O Centro Humberto Delgado (CHUDE), em Brogueira, Torres Novas, retoma no domingo as sessões ‘Rodas de Conversa’, que incidem sobre a liberdade, democracia e…

Cerca de 200 militares da GNR na peregrinação de Maio ao Santuário de Fátima

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai ter cerca de 200 militares na peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima, numa operação iniciada no…

Bastonário quer bom senso do Governo para resolver falta de médicos nos hospitais

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) apelou ao bom senso do Governo para resolver a crise de falta de médicos em hospitais como…